O português é o primeiro treinador a conseguir quatro qualificações para campeonatos do mundo por seleções diferentes
Carlos Queiroz assegurou esta segunda-feira a presença do Irão no Mundial 2018, com o apuramento para a competição através de um dos dois primeiros lugares na zona asiática. Com esta qualificação, o treinador português colocou uma seleção em campeonatos do mundo pela quarta vez na carreira (África do Sul em 2002, Portugal em 2010 e Irão em 2014 e 2018). “Só um treinador na história o conseguiu, [Walter] Winterbottom, sempre com Inglaterra, mas nenhum treinador o alcançou com seleções diferentes”, reiterou Queiroz, citado pela agência “Lusa”.
O timoneiro do Irão mostrou-se ainda feliz por conseguir este feito histórico ao serviço da seleção iraniana. “É um grande privilégio poder desfrutar deste momento no Irão. A minha vida é o futebol, dou tudo ao futebol (…), enquanto tiver saúde e esta paixão pelo jogo, e pelo treino, creio que vou andar por aqui”, frisou Queiroz.
Queiroz pretende ainda ver melhoradas as condições da seleção iraniana e aponta já baterias ao futuro, com o Mundial a realizar em 2018, na Rússia, já em mente. “Esperemos que, depois de duas qualificações consecutivas para Mundiais, o Irão não perca uma oportunidade histórica de assegurar o futuro do seu futebol. A paixão está cá, o talento também, esperamos que aqueles que têm responsabilidades possam dar o impulso decisivo.”