Este sábado a Bundesliga viveu uma jornada de loucos e imprópria para cardíacos. Dos seis jogos marcados para hoje três acabaram empatados e os outros três com triunfos pela margem mínima. Até aqui tudo normal. O que fez mesmo entrar os "cardiologistas" em cena foi o ritmo infernal de episódios na reta final das partidas, mais concretamente nos descontos. Desde golos, penáltis ou defesas que valeram por golos. Houve de tudo.
Depois de já esta época a Liga alemã ter ficado marcada pela emocionante ponta final do dérbi entre Borussia Dortmund e Schalke 04, a jornada 17 também deverá ter ajudado a aumentar o ritmo cardíaco dos adeptos germânicos. Quatro das seis partidas tiveram golos mesmo junto ao final, sendo que três delas tiveram um total de quatro golos já nos descontos. Destaque ainda para a vitória do Bayern em Estugarda, depois da equipa da casa falhar o empate nos derradeiros instantes.
FC Augsburgo-SC Friburgo, 3-3: viking salvador
Tudo começou de feição para a equipa da casa quando Finnbogason inaugurou o marcador logo no primeiro minuto da partida. Mas o atacante islandês ainda guardou mais energia para a reta final da partida. O Friburgo conseguiu dar a volta ao marcador e colocou-se a vencer por 3-1, aos 65 minutos. No entanto, Finnbogason reduziu aos 90'+1, fazendo o empate dois minutos depois. Um desfecho que deve ter levado o delírio às bancadas.
Werder Bremen-FSV Mainz, 2-2: balão de oxigénio a voar
Dois clubes em situação delicada da tabela, mas com a possibilidade de subirem alguns postos. A equipa da casa estava pior, ocupando lugares de descida, e tratou de fazer pela vida. Aos 2 minutos já vencia e aos 17' Belfodil aumentou a contagem. Os visitantes reagiram aos 70', por Quaison, e o empate ficou guardado para os 90'+3, por intermédio de Frei. Um golo que manteve a equipa em lugares de salvação, impedindo ainda a ultrapassagem do Werder Bremen.
Eintracht Frankfurt-Schalke 04, 2-2: especialista Naldo
Recuperar desvantagens já não é novidade para o atual vice-líder da Bundesliga. Esta tarde o Schalke viu o benfiquista Jovic inaugurar o marcador logo no primeiro minuto de jogo. O cenário ficou pior aos 65 minutos, quando Haller aumentou a vantagem da turma de Frankfurt. Mas o conjunto de Domenico Tedesco nunca se dá por vencido e Embolo reduziu aos 82'. O momento do jogo ficou guardado para Naldo, que fez o empate aos 90'+5. Exatamente no mesmo minuto em que havia dado o empate no dérbi com o Dortmund, depois de a sua equipa ter estado a perder por... 4-0.
VfB Estugarda-Bayern Munique, 0-1: Líder mete a quarta graças a Ulreich
O Bayern Munique segue imparável na liderança da Bundesliga e este sábado alcançou o quarto triunfo consecutivo. Mas bem pode agradecer à ação de Sven Ulreich, que defendeu um penálti de Akolo aos 90'+4. Isto numa ponta final de loucos, onde o Bayern se deu ao luxo de falhar um golo praticamente feito. O desperdício quase virou castigo, mas o guardião alemão manteve a senda vitoriosa dos bávaros.
Borussia Dortmund-TSG Hoffenheim, 2-1: Stöger salvo pelo gongo
Segundo jogo, segunda vitória para Peter Stöger, o novo técnico do Borussia Dortmund. Após uma crise de resultados, o Borussia sente agora a retoma, mas esta tarde teve de suar para conseguir somar os três pontos. A equipa até foi para o intervalo a perder, mas Aubameyang empatou de penálti, aos 63 minutos. Esta história não se decidiu nos descontos como as anteriores, mas foi apenas aos 89 minutos que Pulisic conseguiu carimbar uma vitória arrancada a ferros, colocando o Dortmund provisoriamente no terceiro posto.
FC Colónia-VfL Wolfsburgo, 1-0: Horn evita o pior e oferece a primeira
Depois de uma temporada onde se qualificou para as competições europeias, o Colónia vive dias difíceis em 2017/18. Mas a primeira vitória da época na Bundesliga chegou finalmente este sábado. Clemens, aos 67', apontou o único golo do encontro. No entanto, a equipa da casa bem pode agradecer ao herói Timo Horn. O guardião alemão viu Mario Gómez surgir-lhe pela frente aos 90'+1, mas negou o golo ao avançado de uma forma quase milagrosa, para delírio dos adeptos do Colónia, clube que somou o sexto ponto após 17 jornadas.