Grande Futebol
Caça ao tesouro da Champions entra na fase de todas as emoções
Redação
2021-05-02 11:35:00
Quarteto à procura do ‘bilhete’ para uma inédita final

Real Madrid, Chelsea, Manchester City e Paris Saint-Germain vão decidir, a partir de terça-feira, na segunda mão das meias-finais, os dois nomes que vão disputar a inédita final da Liga dos Campeões de futebol.

Nesse dia, os ‘citizens’ entram em vantagem para a receção aos parisienses, depois de terem vencido por 2-1 na capital francesa, onde o belga Kevin de Bruyne e o argelino Riyad Mahrez deram a volta ao tento inaugural do central brasileiro Marquinhos.

O conjunto orientado por Pep Guardiola, no qual alinham os internacionais portugueses Rúben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva, vai tentar garantir a primeira presença na decisão da prova ‘milionária’, que esta época está agendada para Istambul, sendo, de resto, o único dos quatro emblemas que nunca o conseguiu.

Por seu lado, o PSG, que tem nas ‘fileiras’ o médio luso Danilo Pereira, está pela terceira vez nas meias-finais, tendo atingido a final apenas numa ocasião, precisamente na época passada, em Lisboa, perdendo para os alemães do Bayern de Munique (1-0).

Entretanto, a equipa liderada por Mauricio Pochettino – técnico finalista em 2019, ao comando do Tottenham - acabou por se ‘vingar’ dos bávaros nesta edição da competição, eliminando-os nos quartos de final, já depois de ter deixado para trás outro ‘colosso’ do futebol europeu, o FC Barcelona, nos ‘oitavos’.

O outro finalista sairá do duelo entre Chelsea e Real Madrid, em Londres, sendo que os ‘blues’ têm a vantagem de ter marcado um golo fora de casa, da autoria de Christian Pulisic, que lhes garante vantagem na eliminatória, apesar de Karim Benzema ter assinado o empate (1-1) em Madrid.

A formação madrilena é, de longe, a mais credenciada do quarteto ainda em prova, desde logo por ser a recordista de troféus (13), com quase o dobro das conquistas do AC Milan (sete), o segundo clube mais titulado da Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus.

Os ‘merengues’, treinados por Zinedine Zidane, consolidaram a liderança do ‘ranking’ entre 2013/14 e 2017/2018, com quatro conquistas em cinco anos, inclusive com três seguidas (2016, 2017 e 2018), sob o comando do francês, antes de caírem nos ‘oitavos’ nas duas edições transatas, com Ajax (2018/19) e Manchester City (2019/20).

Já o Chelsea, que eliminou o FC Porto nos ‘quartos’, vai tentar capitalizar a vantagem adquirida na capital espanhola e assegurar a terceira final de uma história até agora ‘escrita’ exclusivamente com desempates por grandes penalidades.

Foi dessa forma que os londrinos, agora liderados por Thomas Tuchel, perderam o troféu para o Manchester United, em 2008, e também como o conquistaram, pela primeira e única vez no currículo, face ao Bayern de Munique, em 2012.

Os encontros da segunda mão das meias-finais da Liga dos Campeões jogam-se ambos às 20:00 (hora de Lisboa).

A final da competição está agendada para 29 de maio, no Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, na Turquia.

 Programa das meias-finais da Liga dos Campeões de futebol:

 

Segunda mão:

- Terça-feira, 04 mai:

Manchester City, Ing - Paris Saint-Germain, Fra

- Quarta-feira, 05 mai:

Chelsea, Ing - Real Madrid, Esp

 

Primeira mão:

- Terça-feira, 27 abr:

Real Madrid, Esp - Chelsea, Ing, 1-1 (Karim Benzema 29/ Christian Pulisic 14)

- Quarta-feira, 28 abr:

Paris Saint-Germain, Fra - Manchester City, Ing, 1-2 (Marquinhos 15/ Kevin De Bruyne 64, Riyad Mahrez 71)

 

Nota: Os encontros começam todos às 20:00 (em Lisboa).

 

FINAL (Estádio Olímpico Ataturk, em Istambul, na Turquia):

- Sábado, 29 mai:

Vencedores das meias-finais