Grande Futebol
Boateng, dos Cónegos à conquista de Espanha. Catalunha e Madrid já se renderam
2018-05-14 17:10:00
O avançado ganês saiu de Portugal como um ilustre desconhecido. Em Espanha marcou a Real Madrid e FC Barcelona

Quem diria que o jovem avançado ganês, que passou por Portugal (quase) despercebido, viria, um dia, a ser o carrasco do FC Barcelona invencível? É verdade, o futebol tem destas coisas. Emmanuel Boateng, agora no Levante, fez um hattrick frente ao todo-poderoso Barça. Mas as proezas deste jovem, em Espanha, não se ficam por destruir o sonho dos catalães em correr um campeonato sem qualquer derrota. O jogador que chegou a terras lusas para se juntar à equipa de juniores do Rio Ave já havia marcado um golo frente ao Real Madrid, num empate a dois golos.

Os mais atentos recordar-se-ão de Emmanuel Boateng e os golos que marcou ao serviço do Moreirense, sobretudo os dois frente ao Benfica na meia-final da Taça da Liga da temporada 2016/17. Os dois golos do jovem e irreverente atacante catapultaram o conjunto de Moreira de Cónegos para o feito mais importante da história do clube. Na altura, o Moreirense carimbava a passagem à final com uma vitória por 3-1 sobre o Benfica e, na final, viriam a vencer o SC Braga por 1-0 consagrando-se campeões de inverno.

Ainda nessa época, a marca de Boateng no Moreirense viria a conhecer novo episódio, quando, na última jornada, o ganês marcou o primeiro golo do Moreirense na vitória diante do FC Porto. Na altura, o conjunto vimaranense lutava ainda pela permanência e os três pontos eram condição sine qua non para a ficarem na Primeira Liga. O conjunto liderado por Petit acabaria por vencer por 3-1, conseguido a permanência entre os grande do futebol português no último suspiro. No fim da temporada, contavam-se dez golos da autoria do ganês. Nada mau.

Esses números impressionaram os muitos olheiros que vêm de visita a Portugal. Quem vinha para ver o jovem atacante levava, certamente, algumas coisas para contar. Boateng não é o ponta-de-lança de área, é mais um avançado rápido, exímio a fazer diagonais e com uma rapidez de execução assinalável. Sem ser um número 9 típico, Boateng é um jogador que marca muitos golos de cabeça devido ao seu grande poder de impulsão. A fazer fé da informação servida pelo site “Transfermarket.com” - especialista em questões de mercado -, o Levante pagou 2 milhões de euros para levar o jovem ganês.

A adaptação ao futebol espanhol não correu às mil maravilhas e o apoio constante do treinador do Levante, que por esses dias era López Muñiz, foi muito importante para Boateng durante os primeiros meses em Espanha, como o próprio revelou: “Quando cheguei tive algumas dificuldades para me adaptar à liga espanhola. É uma das maiores ligas do Mundo. Mas tive sempre o apoio do treinador que falava comigo regularmente", revelou Boateng, em declarações proferidas ao site do clube após o golo que marcou frente ao Real Madrid, em fevereiro último.

Foi na partida diante do Real Madrid que Boateng se apresentou ao futebol espanhol. Marcar um golo que valeu pontos diante do campeão em título é um ótimo cartão de visita. Daí para cá, a importância de Boateng na equipa foi ganhando peso. O ganês voltou a marcar na vitória por 2-1 frente ao SD Eibar, sendo fundamental para a conquista dos três pontos e voltou a sê-lo quando marcou o golo com que o Levante venceu o Málaga CF por 1-0. Ou seja, tem feito a diferença na luta do conjunto da cidade de Valência pela permanência no escalão maior do futebol espanhol.

Veja o golo de Boateng frente ao Real Madrid

Mas o melhor estava guardado para o fim. Com a temporada a perto do seu fecho, o Levante recebeu um FC Barcelona à procura de completar todo o campeonato sem conhecer o sabor amargo da derrota. Qualquer coisa que não fosse a vitória do conjunto catalão deixaria as gentes do Levante satisfeitas, sejamos sinceros. Mas o que aconteceu foi muito mais do que isso, especialmente se olharmos para o que fez Emmanuel Boateng.

Dissessem ao jovem que ia marcar um golo ao Barça e certamente o viam aos saltos de alegria. Mas ele marcou três. Fez o primeiro hattrick da carreira diante de uma das melhores equipas do Mundo e deu a vitória à sua equipa. 5-4 foi o resultado final.

Resta ficar atento aos próximos episódios desta aventura. Boateng tem apenas 21 anos e toda uma carreira para construir. A apresentação está feita, e de que forma. Ninguém marcava três golos ao FC Barcelona desde que Diego Forlán o fez, em 2005, quando vestia as cores do Villarreal CF

Veja todos os golos do Levante 5-4 FC Barcelona