Grande Futebol
Benfica europeu não passa de Salónica, PAOK, Kiev e Gent no playoff
2020-09-15 23:00:00
Síntese da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões

A eliminação do histórico Benfica no caminho para a Liga dos Campeões, batido por 2-1 em Salónica, foi hoje a nota principal da terceira pré-eliminatória da competição, disputada em um jogo apenas.

Também hoje no caminho dos não campeões, seguem em frente o Dínamo de Kiev (afastou o AZ Alkmaar, por 2-0) e o Gent (derrotou o Rapid de Viena por 2-1).

Em Salónica, o Benfica tinha ascendente sobre o PAOK, treinado pelo português Abel Ferreira, não só pelo historial, mas também pela dispendiosa campanha de reforços preparada para o regresso de Jorge Jesus. Apesar de uma boa primeira parte dos encarnados, não chegou e o clube de Lisboa diz adeus a possíveis dezenas de milhões de euros pela eliminação prematura.

O Benfica falha a Champions pela primeira vez desde 2013/14, naquilo que foi o primeiro jogo oficial de Jorge Jesus desde que se transferiu do Flamengo.

No estádio Tumba, em Salónica, Vertonghen, na própria baliza, fez o primeiro dos gregos, aos 63 minutos, e o 2-0 teve o 'requinte de malvadez' de ser apontado por um ex-jogador do clube da águia, Zivkovic, iam decorridos 75 minutos.

Mesmo no fim, Rafa reduziu, mas já nada havia a fazer a não ser recentrar a época internacional na Liga Europa. Quem vai jogar com os russos do Krasnodar é o PAOK.

Em Kiev, o Dinamo foi extremamente afortunado na vitória sobre o AZ Alkmaar, já que o domínio foi dos holandeses. Os golos do vice-campeão da Ucrânia foram marcados pelo luxemburguês Gerson Rodrigues e por Shaparenko.

Na Bélgica, Niklas Dorsch, na primeira parte, e Roman Yaremchuk, na segunda, de penálti, marcaram os golos locais. Demir, já no minuto 93, anotou para os visitantes.

A prova prossegue na quarta-feira com mais cinco jogos, todos do caminho dos campeões.