Grande Futebol
Benfica derrota Spartak e dá passo de gigante rumo ao play-off da Champions
2021-08-04 19:50:00
Golos de Rafa e Gilberto selam triunfo dos encarnados em Moscovo, com ‘bluff’ de Jesus

O Benfica derrotou hoje o Spartak, por 2-0, em jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Champions, disputado no Otkrytie Arena, em Moscovo.

Jorge Jesus surpreendeu no modelo tático, apresentando uma linha de três centrais, ao contrário do que ‘prometera’ na conferência de imprensa, e o clube da Luz foi quase sempre superior, construindo um triunfo que deixa boas perspetivas para a segunda mão.

Depois de uma primeira parte sem golos, por culpa da ineficácia encarnada, a ‘aguia saiu da jaula’ logo no início do segundo tempo, com um golo de Rafa aos 50 minutos. Um belo lance de ataque acompanhado de um fator inexistente na primeira parte: eficácia.

O Benfica criara inúmeras oportunidades, no primeiro tempo, mas não foi capaz de materializar essa superioridade em golos.

Em desvantagem, a equipa de Rui Vitória demonstrou sempre dificuldade em equilibrar a partida, com o Benfica a criar mais oportunidades, com remates perigosos de Pizzi e Gonçalo Ramos (o jovem avançado foi a jogo na primeira parte, após lesão de Seferovic). Sentiu-se que o 2-0 estaria sempre mais próximo do que o 1-1.

Até que aos 74 minutos surge um ‘herói’ improvável a dilatar a vantagem: Gilberto remata certeiro, após um passe notável de Lucas Veríssimo. Dois defesas foram ao ataque e resolveram os problemas da equipa portuguesa.

Com este triunfo, o Benfica dá um passo de gigante rumo ao play-off, onde deverá encontrar o PSV, que venceu o Midtjylland por 3-0 na primeira mão.

O jogo da segunda da terceira pré-eliminatória disputa-se no Estádio da Luz, na próxima terça-feira. O Benfica necessitará apenas de um empate para seguir em frente, mas mostrou em Moscovo que é muito mais forte do que o Spartak.

Crónica no Bancada dentro de minutos.