Grande Futebol
Barcelona vence Valladolid em jogo histórico para Messi
2020-12-22 23:50:00
Argentino passou a ser o melhor marcador da história por um só clube

O FC Barcelona subiu hoje ao quinto lugar da Liga espanhola de futebol, após triunfar, por 3-0, na visita ao Valladolid, numa 15.ª jornada na qual Messi passou a ser o melhor marcador da história por um só clube.

Depois de estar nos dois primeiros golos catalães, e de, aos 90+2, ter acertado no poste, o argentino fez, com classe, o 3-0, que significou o seu 644.º golo pelo Barcelona, em 749 jogos oficiais.

Com este registo, superou o ‘rei’ Pelé, que conseguiu menos um golo na sua longa carreira pelo Santos, com 659 desafios: Gerd Muller completa o pódio, com 573 golos em 616 jogos pelo Bayern Munique.

O central francês Clement Lenglet, aos 21 minutos, e o avançado dinamarquês Martin Braithwaite, aos 35, construíram o justo triunfo que coloca os catalães com 24 pontos, a oito do líder Atlético de Madrid, que, ainda por cima, tem um jogo a menos do que a equipa de Ronald Koeman.

Com Trincão sem sair do banco ‘blaugrana’, o que aconteceu pela primeira vez neste campeonato, e Jota titular nos anfitriões, Messi abriu o jogo com o cruzamento perfeito para a cabeça de Lenglet, que acabou com a resistência do Valladolid.

O argentino também descobriu o norte-americano Sergino Dest, que cruzou na direita para a emenda, na pequena área, de Braithwaite, numa primeira parte de domínio total.

O Valladolid subiu de rendimento na etapa complementar, porém, o golo de Messi, após calcanhar do jovem Pedri, sentenciou a partida.

Horas antes, o Atlético de Madrid venceu por 2-0 na visita à Real Sociedad, garantindo que vai passar o Natal na liderança isolada da prova.

Este êxito deixa os ‘colchoneros’ com 32 pontos nos 13 desafios que já disputou, mais três do que o Real Madrid, com 14 encontros realizados, e seis do que Real Sociedad e Villarreal.

Sem João Félix, baixa de última hora de devido a uma amigdalofaringite, que resultou em febre e mal-estar generalizado, os ‘colchoneros’ só construíram o triunfo no segundo tempo.

O desafio começou a ser desbloqueado em lance de bola parada, aos 49 minutos, em livre de Carrasco, ao qual Mário Hermoso correspondeu com cabeceamento vitorioso.

A partida ficou decidida aos 74, em lance de insistência concluído com ‘bomba’ de Marcos Llorente, em bola solta na zona frontal.