Grande Futebol
Baku foi apanhado numa bomba de gasolina e acabou o dia como herói do Mainz
2018-04-30 15:30:00
Ridle Baku ia jogar pela filial do FSV Mainz, foi chamado à equipa principal à última hora e marcou um golo vitorioso.

Ridle Baku viveu uma daquelas histórias que é o sonho de qualquer jovem futebolista. Tudo começou quando o jovem de 20 anos se preparava para jogar pela equipa secundária do FSV Mainz, conjunto do qual faz parte. A meio da viagem de autocarro para o encontro do fim de semana, em Friburgo, o telemóvel de um dirigente tocou… e do outro lado da chamada estava um responsável da equipa principal. A mensagem era que Baku se apresentasse para o jogo do Mainz diante do RB Leipzig, a contar para a Liga Alemã. Assim, o ‘miúdo’ alemão teve que ficar a meio do caminho, parado num posto de gasolina, só com as chuteiras e a roupa na mão, onde um carro do clube o recolheu e o dirigiu de imediato para a Open Arena, estádio do Mainz, a tempo da partida.

O duelo em questão não era para corações fracos, pois o Mainz encontra-se na luta pela permanência no campeonato germânico e começou a jornada com os mesmos pontos da equipa que estava no lugar do play-off de descida de divisão, o SC Friburgo. Por isso mesmo e tendo em conta que pela frente estava o RB Leipzig, equipa de topo da tabela, muitos foram apanhados de surpresa com a chamada de Baku. Ainda mais ficaram quando viram que o jovem centrocampista, formado no clube, fazia parte do onze inicial do treinador Sandro Schwarz. Baku já tinha jogado 57 minutos pela equipa principal na Taça da Alemanha, contra o VfB Estugarda, mas ontem fez a estreia na Liga germânica.

O jovem não acusou a pressão e foi até o jogador que mais correu durante todo o encontro, com mais de onze quilómetros percorridos nas quatro linhas. O Mainz acabou por vencer, com um resultado convincente, mais precisamente por 3-0. No entanto, o momento alto da partida teve lugar no último suspiro, já no tempo de compensação, aos 91 minutos. O Mainz vencia por 2-0, a vitória estava mais que encaminhada e Baku decidiu colocar a cereja no topo do bolo de uma história daquelas que ficam na memória. O jovem de 20 anos fez o terceiro golo e sentenciou o jogo.

O golo despertou todo o estádio e a loucura nas bancadas foi a imagem dominante. Depois do apito final, Baku esteve aos abraços com os adeptos e a cantar com os aficionados no meio deles, sendo o principal protagonista do domingo na Liga Alemã. Tal era o estado de êxtase que Baku nem conseguia encontrar as palavras nas declarações à comunicação social depois do encontro. “Não sei bem o que dizer… Incrível! Para mim, hoje foi um dia perfeito”, referiu no momento o jovem de 20 anos. O Mainz triunfou e deu um passo de gigante rumo à continuidade no principal escalão germânico e tem agora cinco pontos de avanço sobre os lugares que dão a descida de divisão direta.

Um dia que começou com Baku num autocarro com a equipa secundária, terminou com abraços aos adeptos após a estreia a marcar pelo conjunto principal do Mainz, num jogo que pode vir a ditar a permanência do clube entre a elite do futebol alemão. “Disseram-me na autoestrada que tinha que sair do autocarro. Demorei uns 45 minutos até cair em mim, mas no fim lá cheguei. Os adeptos ficaram felizes, os meus colegas estavam felizes e eu estava muito feliz”, foram as palavras de um jovem que tinha acabado de cumprir o sonho de uma vida.