Grande Futebol
André Silva sobe ao segundo lugar na lista de goleadores da Bundesliga
Redação
2021-01-30 21:00:00
Internacional português 'bisa' no triunfo do Eintracht sobre o Hertha

O Leipzig regressou hoje aos triunfos na Liga alemã de futebol e consolidou o segundo lugar, atrás do líder destacado Bayern Munique, ao vencer por 1-0 na receção ao Bayer Leverkusen, em jogo da 19.ª jornada.

Depois da surpreendente derrota no terreno do ‘aflito’ Mainz, ‘die roten bullen’ (os touros vermelhos) recolocaram-se na perseguição aos bávaros, graças a um ‘míssil’ do francês Christopher Nkunku, aos 51 minutos, sem hipóteses de defesa para o checo Hradecky.

O Leipzig segue no segundo lugar, com 38 pontos, tendo agora mais seis do que o Leverkusen (32), que chegou a liderar a Bundesliga em dezembro, mas que, desde então, somou apenas uma vitória em sete jogos e averbou cinco desaires.

O Bayern Munique somou a quarta vitória seguida na Bundesliga e segue firme na liderança, com 45 pontos, sete acima do Leipzig, depois de ter recebido e vencido por 4-1 o Hoffenheim, ‘retribuindo’ a goleada que tinha sofrido logo à segunda jornada.

Jerôme Boateng, aos 32 minutos, e Thomas Müller, aos 43, marcaram os tentos dos campeões germânicos na primeira parte, antes de o croata Andrej Kramaric reduzir para os visitantes, aos 44.

No segundo tempo, o líder dos goleadores na Alemanha, o ‘inevitável’ Robert Lewandowski, anotou o 24.º golo na prova e aumentou a vantagem do Bayern, aos 57 minutos, cabendo a Serge Gnabry fixar o resultado, aos 63.

Face à derrota do Bayer Leverkusen, o terceiro posto do pódio é agora ocupado pelo Eintracht Frankfurt (33 pontos), que atravessa a melhor fase da temporada e arrecadou a sexta vitória nas últimas sete jornadas. Na receção ao Hertha, o conjunto de Frankfurt operou a reviravolta e venceu por 3-1, com dois golos do internacional português André Silva.

O polaco Krzysztof Piatek adiantou os visitantes, aos 66 minutos, só que André Silva, aos 67, e o austríaco Martin Hinteregger, aos 85, deram a volta ao marcador, que seria fixado aos 90+5, numa grande penalidade sofrida e convertida pelo avançado luso, que ‘bisou’ pela quinta vez esta época (a segunda seguida) e é o segundo melhor marcador da competição, com 16 tentos.

O Borussia Dortmund bateu em casa o Ausgburgo, por 3-1, depois de ter começado a perder, com um golo de Andre Hahn, aos 10 minutos. Apesar de o norueguês Erling Haaland ter falhado uma grande penalidade, o Dortmund acabou por dar a volta por Thomas Delaney, aos 26 minutos, e Jadon Sancho, aos 63, este assistido pelo internacional luso Raphaël Guerreiro.

Aos 75 minutos, Felix Uduokhai fez um autogolo e consumou a vitória do Dortmund, que não vencia há três jornadas e, assim, subiu provisoriamente ao quinto lugar, com 32 pontos, os mesmos do Leverkusen e do Wolfsburgo, que é sexto e só joga no domingo.

Com 32 pontos surge também o Borussia Mönchengladbach, que empatou 1-1 na visita ao Union Berlim, com o francês Alassane Plea a anular, aos 59 minutos, o tento inaugural da formação da capital, marcado por Robin Knoch, aos 31.

No outro jogo do dia, o Werder Bremen cedeu uma igualdade 1-1 diante do lanterna-vermelha, Schalke.