Grande Futebol
Alunos com notas acima da média na aula do professor Marcel
2018-12-13 22:25:00
Bruno Fernandes e Miguel Luís estiveram em grande nas estreias promissoras de Pedro Marques e Bruno Paz

O Sporting terminou da melhor forma a fase de grupos da Liga Europa ao vencer em Alvalade o Vorskla Poltava, por 3-0, numa aula em que o professor Marcel ficou certamente satisfeito com as notas elevadas de alunos como Bruno Fernandes e Miguel Luís durante a primeira hora e de Pedro Marques, Thierry Correia e Bruno Paz na última meia hora. O treinador holandês pode não só ter ganho um jogo como também ter ganho reforços importantes para o futuro verde e branco. O adversário não era de monta, mas os jovens jogadores que lançou deram boa conta do recado e revelaram influência em termos coletivos, denotando uma maturidade acima da média.

Sem Wendel, lesionado, e sem Mathieu, Gudelj, Nani e Bas Dost, que ficaram a descansar, a equipa leonina surgiu disposta no esquema eleito por Marcel Keizer em Alvalade, o 4x3x3, com Petrovic, Bruno Fernandes e Miguel Luís, este último a fazer de Wendel, na zona central do relvado, atrás de um tridente de ataque formado por Carlos Mané, Jovane e Fredy Montero. Já o conjunto ucraniano apareceu no recinto verde e branco com uma estrutura assente num 4x4x2, pouco móvel e que deixou muito a desejar em termos técnicos.

Pese embora as muitas ausências, os leões não perderam a qualidade de jogo e a vertigem atacante apresentadas desde que há quatro jogos Marcel Keiser assumiu o comando da equipa. Entraram a todo o gás, com um futebol enleante, fruto da diversidade que Bruno Fernandes e Miguel Luís conferiam, pelo que foi com naturalidade que chegaram ao golo pouco depois do quarto de hora de jogo, através de uma jogada de combinação, culminada com um cabeceamento certeiro de Montero, na sequência de uma assistência de Carlos Mané. Isto já depois de Miguel Luís, completamente isolado, ter desperdiçado uma ocasião soberana para marcar.

Não marcou à primeira, marcou à segunda. Em estreia com Marcel Keizer, Miguel Luís elevou a contagem para 2-0 ao minuto 35 como consequência de uma jogada de envolvência coletiva muito bem delineada que terminou com um soberbo passe de Bruno Fernandes para o jovem de 19 anos marcar o primeiro golo de leão ao peito.

A primeira parte não terminou sem que os leões chegassem ao terceiro golo. O domínio de jogo era evidente e o Vorskla revelava muitas dificuldades para entrar no último reduto dos verde e brancos, pelo que só atormentou Salin através de remates de longa distância. Assim, aos 44 minutos, o conjunto de Alvalade chegou a uma vantagem de três golos, mediante um autogolo de Dallku, que pressionado por Montero, atirou a bola na direção da própria baliza.

O treinador ucraniano parece não ter gostado mesmo nada do autogolo que sofreu e no início do segundo tempo fez sair Dallku. Uma punição que pouco ou nada mudou no futebol do conjunto de Poltava. O início de segunda parte ficou marcado pela lesão de Fredy Montero, que ainda antes da hora de jogo se viu forçado a sair. Oportunidade para o jovem avançado Pedro Marques se estrear pela equipa principal do Sporting.

Marcel Keizer ainda lançou mais dois jovens (Thierry Correia e Bruno Paz) na última meia hora. E a verdade é que os miúdos não desiludiram. Conferiram acutilância à equipa e foi por pouco que Pedro Marques, primeiro, e Thierry Correia, depois, não elevaram a contagem. O segundo tempo terminou sem golos, mas não faltaram oportunidades para os leões aumentarem a vantagem.