O internacional sub-21 foi vendido pelo Sporting ao Villarreal CF em junho passado
Rúben Semedo, defesa-central do Villarreal CF, foi detido na prória casa pela Guardia Civil de Valência por ter sido acusado de agressão, detenção ilegal e roubo. O jogador vai ficar preso até que seja ouvido por um juiz, segundo apurou a ‘Lusa’ junto da Guardia Civil. Esta está longe de ter sido a primeira vez que Semedo se envolveu em problemas com as autoridades espanholas desde que emigrou para o país vizinho no último verão.
Comecemos pelo rendimento desportivo. Depois de sair do Sporting a troco de 14 milhões de euros, era esperado que o defesa agarrase o lugar no Villarreal CF, mas não foi isso aconteceu e a principal razão foram as lesões. O jogador magoou-se em outubro passado, voltando apenas em dezembro, e lesionou-se no jogo em que regressou, contra o FC Barcelona, estando parado de momento. Nesse sentido, Rúben Semedo teve apenas cinco jogos em 2017/18, quatro para o campeonato e um para a Liga Europa.
A 29 de outubro, Rúben Semedo teve o primeiro incidente com as autoridades. De acordo com a imprensa espanhola, o jogador, à saída de uma discoteca já com o sol a nascer, envolveu-se em agressões com outra pessoa. O ambiente ficou mais calmo mas, depois, foi relatado que Rúben Semedo convidou a pessoa a vir ao seu carro para oferecer uma camisola do Villarreal CF, mas em vez disso agrediu-a com uma garrafa de vidro. Mais tarde, em dezembro, Semedo foi detido por, alegadamente, ter ameaçado um funcionário de uma discoteca com uma arma de fogo em novemro anterior.
Agora, segundo o jornal ‘Las Provincias’, foi apresentada queixa no passado dia 12. A vítima, um homem, alegou que Rúben Semedo e outros dois jogadores o ataram e agrediram na casa do internacional sub-21, tendo ainda roubado as chaves da residência da pessoa, dinheiro e outros objetos. Um dos agressores, de acordo com a vítima que apresentava várias mazelas e utilizava muletas na altura da queixa, disparou uma arma duas vezes como ameaça.
Perante tudo o que aconteceu, o Villarreal CF anunciou que vai abrir um processo disciplinar a Rúben Semedo para “investigar o ocorrido” e assegurou “que vai tomar as medidas disciplinares apropriadas com o maior rigor”. “Depois dos factos revelados esta manhã sobre o futebolista da equipa principal Rúben Semedo, o Villarreal CF quer mostrar a sua máxima preocupação a este respeito e comunica que abriu um processo ao jogador para investigar o ocorrido. O clube assegura que vai tomar as medidas disciplinares apropriadas com o maior rigor em função da gravidade do que aconteceu”, anunciou o Villarreal CF em comunicado oficial emitido no site oficial.
A Guardia Civil deslocou-se a casa de Rúben Semedo e deteu o jogador (Manuel Bruque/EPA)
Tendência para polémica já vem dos tempos de júnior
Contudo, ter atitudes polémicas não é algo novo na vida de Rúben Semedo. Em 2011, ainda enquanto júnior do Sporting, o defesa admitiu que era adepto do rival dos leões. “Todos sabem que sou do Benfica, mas por enquanto represento o Sporting… Mas só por enquanto”, escreveu o jogador na respetiva conta no Facebook. Os adeptos leoninos não gostaram e não pouparam as críticas a Rúben Semedo, tendo inclusivamente criado páginas com pedidos para que o atleta deixasse de representar o Sporting.
Mas esse não foi o único caso que irritou a massa adepta do Sporting. Com apenas 19 anos, Semedo foi apanhado pela polícia a conduzir sem carta durante a madrugada e, meses depois, foi castigado pelo clube depois de ter atirado a sua camisola para o chão após ser expulso num jogo entre o Sporting B e o FC Porto B. O gesto foi muito contesto pelos adeptos e mereceu novo castigo e multa por parte do clube de Alvalade.
“Quero começar por pedir desculpa à massa associativa do Sporting, à direção e aos meus colegas pela minha atitude. Foi uma atitude feita sem pensar, que não podia ter tido. Mas foi algo que aconteceu por causa da frustração pela expulsão… Nunca quis ofender o Sporting, nem os adeptos, nem os meus colegas. Quero prometer trabalho e na próxima semana vamos dar o melhor em campo para conseguir os 3 pontos”, justificou e lamentou Rúben Semedo em vídeo partilhado pelo próprio clube após o sucedido.