Grande Futebol
"Acho que não tenho escolhido mal. Em três anos ganhámos duas vezes o título"
2020-11-24 12:35:00
"Nunca vou ser influenciado nas minhas decisões quer internamente quer externamente", diz Conceição

Sérgio Conceição espera somar os três pontos na visita ao terreno do Marselha para a Liga dos Campeões e, desse modo, ficar próximo do apuramento para os oitavos de final da Liga milionária, lembrando que é preciso dar "continuidade" aos triunfos.

"Ontem estava a ver um programa e questionavam o valor de Messi. O futebol é o momento. Se fizermos um ou dois jogos maus o treinador tem as malas feitas e o jogador começa a ouvir assobios. É bom ter continuidade", afirmou, em conferência de imprensa de lançamento do jogo contra o Marselha, da quarta jornada do Grupo C da Liga dos Campeões.

Destacando que Pepe estará ausente novamente do duelo, embora faça a viagem para Marselha, Sérgio Conceição realçou que não liga muito ao histórico favorável dos dragões frente ao Marselha.

"Não andamos muito ao sabor dessas situações, desses estados de espírito, a precisar de uma motivação extra por uma vitória. Acreditamos muito no trabalho que fazemos."

O técnico dos azuis e brancos lembra ainda que o FC Porto tem "um trajeto muito interessante nesta competição" e realça a importância de vencer em França.

"Vamos a um país que está em grande dificuldade, como nós, pela pandemia. Uma palavra também para os nossos emigrantes que também vão olhar para este jogo com muito carinho".

Aos jornalistas, Conceição defendeu ainda que o FC Porto é um clube com historial na Liga milionária e quer defender esse mesmo historial na prova da UEFA.

"Vamos jogar a melhor prova de clubes do mundo e queremos honrar a nossa história", assumiu, dizendo que espera um embate competitivo, independentemente de quem jogue na frente de ataque.

"É normal que os adeptos prefiram um ou outro mas acho que não tenho escolhido mal. Em três anos ganhámos duas vezes o título. Estivemos nos quatros e nos oitavos[da Champions]. Isto não é puxar dos galões. Nunca vou ser influenciado nas minhas decisões, quer internamente quer externamente".

O treinador do FC Porto confessa ainda que nem sempre tomou as decisões corretas. "Admito, contudo, que em algumas vezes errei também, mas depois do jogo sou o melhor treinador do mundo."

Na conversa com os jornalistas, Sérgio Conceição teve ainda tempo para deixar elogios para o Marselha. "Temos de olhar para a qualidade deles e do seu treinador. Não estou a baixar a nossa expectativa de ir lá ganhar, mas não está nada decidido" nas contas do grupo, mas confirmando que os azuis e brancos estão "numa boa posição".

Na sala de imprensa, Sérgio Conceição foi também convidado a comentar se acredita que Mbemba pode ser o substituto natural de Pepe como patrão da defesa portista.

"O Mbemba é um pouco mais introvertido, mas é também um líder como joga. Há uns jogadores que falam mais outros menos, mas isso também acontece com os treinadores. Não é por gritar muito que é mais líder".

Sérgio Conceição realçou que "há diferentes líderes em campo". "Precisamos de 11 e não há jogadores com mais ou menos estatuto. O Pepe é um líder natural. É o primeiro a chegar e o último a sair."

O FC Porto, segundo classificado do Grupo C, com seis pontos, joga na quarta-feira no reduto do Marselha, quarto, ainda em ‘branco’, numa partida agendada para as 20:00, que terá arbitragem do sueco Andreas Ekberg.