Grande Futebol
“Acham que podem discutir futebol com um dos melhores”, comenta Mourinho
2021-03-26 18:45:00
"Ninguém vai discutir a ciência de foguetes espaciais com as pessoas que trabalham na NASA", sustenta o técnico

A eliminação da Liga Europa, pelo modesto Dínamo de Zagreb, fez aumentar a contestação ao treinador do Tottenham, José Mourinho. Numa altura em que a imprensa britânica começa a abrir a porta de saída ao técnico português, o ‘Special One’ brincou com o assunto.

Num evento promovido por um dos patrocinadores do clube, Mourinho explicou que “a beleza do futebol” passa também por ter de reagir as críticas, por mais inqualificados que sejam os autores.

“Eu acho que ninguém vai discutir a ciência de foguetes espaciais com as pessoas que trabalham na NASA, mas as pessoas acham que podem discutir futebol com um dos melhores treinadores do jogo”, comentou José Mourinho, puxando dos galões.

“É essa a beleza do futebol e eu já me habituei, até gosto disso”, acrescentou o técnico dos ‘spurs’, garantindo estar “perfeitamente tranquilo”, apesar de todo o ruído que o envolve.

De acordo com a imprensa britânica, o lugar de José Mourinho depende da qualificação do Tottenham para a próxima Liga dos Campeões, apesar de ainda ter mais dois anos de contrato. E começam já a ser apontados nomes para o suceder, com Julian Nagelsmann (RB Leipzig) e Brendan Rodgers (Leicester) à cabeça.

Nesta altura, os ‘spurs’ ocupam o sexto lugar da Premier League, com 48 pontos, menos um do que o West Ham. No quarto lugar, que dá acesso à liga milionária, encontra-se o Chelsea (adversário do FC Porto nos quartos de final da Champions desta época), com 51 pontos. Acima estão Leicester (56 pontos), Manchester United (57) e o líder Manchester City (71 pontos, mas mais um jogo).

“Eu vou buscar forças a mim próprio e também junto de pessoas que eu amo e de pessoas que eu sei que me amam, mesmo que eu não as conheça. Eu costumo chamá-las de mourinistas, porque em Portugal usamos o 'ista' no final do nome dos clubes que amamos para nos referirmos aos apoiantes. Por exemplo, se és do FC Porto és portista, se és do Benfica és benfiquista. Se és do Mourinho, és mourinista. Tenho muitos mourinistas pelo mundo e trabalho para eles”, disse ainda o técnico português

Devido à paragem do campeonato inglês, motivada pelos compromissos das seleções, o Tottenham só volta a jogar a 4 de abril, medindo forças com o Newcastle. Entre os adeptos, a eliminação da Liga Europa continua a dominar as conversas.

Recorde-se que, na sequência da partida com o Dínamo de Zagreb, José Mourinho criticou a falta de atitude da própria equipa. qualidade. “O princípio básico do futebol é a atitude e nisso eles superaram-nos. [Os jogadores do Tottenham] só se mentalizaram de que o jogo estava em risco quando o Dínamo marcou o segundo golo e o jogo foi para prolongamento. A minha equipa não colocou em campo os princípios básicos do futebol e da vida, ou seja, respeitar a nossa profissão e dar tudo”, disse o técnico.

Essas declarações fizeram aumentar a contestação, com figuras históricas do futebol inglês a criticaram o treinador português, como fez Peter Schmeichel.

“Nunca vi Alex Ferguson fazer uma coisa assim. Ele [José Mourinho] está a atuar para as redes sociais. Devia ter ficado no próprio balneário a conversar com os jogadores, para certificar-se de que eles percebiam que aquilo que tinha acabado de acontecer é inaceitável”, frisou o ex-guarda-redes do Manchester United.