O camaronês Aboubakar 'bisou' e foi hoje o herói do FC Porto na reviravolta (2-1) na visita aos suíços do Young Boys, que deixa os 'dragões' dependentes de si para seguirem em frente na Liga Europa.
Fassnacht, aos seis minutos, colocou os suíços na frente, contudo, o camaronês, pela primeira vez titular esta época, protagonizou a cambalhota no marcador, com golos aos 75 e 79, que deixam os ‘dragões’ no segundo lugar.
O Rangers, que empatou 2-2 em casa do Feyenoord, comanda com oito pontos, mais um do que FC Porto e Young Boys, com vantagem para os portugueses, enquanto os holandeses, que jogam a derradeira jornada no Dragão, contabilizam apenas cinco.
Sob chuva e num recinto com relvado artificial, os portuenses estavam obrigados a vencer para dependerem apenas de si na última jornada: depois de 25 minutos incipientes, nos quais sofreram um golo, assumiriam o comando e fizeram por merecer os três pontos.
O FC Porto começou praticamente em desvantagem, na sequência de um livre na esquerda, com Fassnacht, nas costas de Pepe e Marcano, a cabecear para o fundo das redes.
Os 'azuis e brancos' não reagiram e os suíços controlavam o encontro, sendo que o mesmo Fassnacht ameaçou novamente aos 22, com forte remate, que Marchesin desviou para canto.
Os ‘dragões’ despertaram com a sua primeira oportunidade, em recuperação de Octávio, que desmarcou Marega, mas o remate do maliano foi travado, à 'queima-roupa', pela perna esquerda do guarda-redes.
Os portugueses voltaram ser perigosos através de Aboubakar, num lance confuso na área, e, já na compensação para o intervalo, Zesiger derrubou Marega na área, porém o árbitro mandou seguir, para ira de Sérgio Conceição.
Os lusos continuavam por cima e, aos 55, o guarda-redes suíço brilhou, ao negar o empate a Corona, tendo um colega salvado a recarga de Marega.
Aos 75 minutos, Aboubakar deu o melhor seguimento a um cruzamento atrasado de Marega, desmarcado por Otávio, tendo o camaronês, volvidos quatro minutos, surgido ao segundo poste e 'bisado' na partida.
No segundo tempo o Young Boys praticamente não existiu, contudo, no 'forcing' final, Fassnacht (90+1), à meia-volta, atirou ao poste, num lance que poderia mudar tudo no grupo.
Jogo no Stade de Suisse, em Berna.
Young Boys – FC Porto, 1-2.
Ao intervalo: 1-0.
Marcadores:
1-0, Fassnacht, 06 minutos.
1-1, Aboubakar, 75.
1-2, Aboubuakar, 79.
Equipas:
- Young Boys: Von Ballmoos, Janko (Hoarau, 81), Sorensen, Zesiger, Garcia, Fassnacht, Lustenberger (Lotomba, 70), Aebischer, Moumi Ngamaleu, Assalé (Martins Pereira, 57) e Nsamé.
(Suplentes: Wolfli, Spielmann, Burgy, Mambimbi, Lotomba, Martins Pereira e Hoarau).
Treinador: Gerard Seoane.
- FC Porto: Marchesin, Mbemba (Manafá, 46), Pepe, Marcano, Alex Telles, Danilo, Loum (Luís Díaz, 74), Otávio, Corona (Diogo Leite, 84), Marega e Aboubakar.
(Suplentes: Diogo Costa, Manafá, Diogo Leite, Sérgio Oliveira, Luis Díaz, Soares e Fábio Silva).
Treinador: Sérgio Conceição.
Árbitro: Tomás Bognar, Hungria.
Ação disciplinar: cartão amarelo para Moumi Ngamaleu (01), Mbemba (08), Sérgio Conceição (45+2), Manafá (57), Aboubakar (79) e Alex Telles (88). Cartão vermelho para Vítor Bruno, adjunto do FC Porto, aos 90+2.
Assistência: cerca de 30.000 espetadores.