Grande Futebol
"A estrutura está bem montada", diz Jesus ao falar de Vieira
2021-08-03 15:35:00
"Espero, do fundo do meu coração, que Rui Vitória tenha sucesso na Rússia"

Jorge Jesus parte confiante para a estreia oficial do Benfica na temporada. O técnico encarnado espera alcançar um bom resultado na deslocação a Moscovo onde, na quarta-feira, as águias defrontam o Spartak de Rui Vitória. Jesus espera ter a equipa a um nível "alto" no "primeiro jogo a sério" e quer os seus jogadores com "ambição, confiança e uma vontade muito forte de passar esta pré-eliminatória".

"Temos capacidade para praticar um jogo ao nível do tempo que o Benfica tem de treino e de jogo nestas cinco semanas", comentou Jorge Jesus, nesta terça-feira, em conferência de imprensa, onde abordou ainda a questão da regra dos golos fora em eliminatórias que 'caiu' na UEFA, dizendo que, para si, "muda pouco". "No fundo, vai dar ao mesmo, porque para ganhar é preciso fazer golos. Esse princípio vai ser sempre golo".

Aos jornalistas, Jorge Jesus salientou também ser provável apresentar uma linha de quatro elementos na defesa e um esquema de três centrais, sustentando que foi assim que foi trabalhando ao longo da pré-época. "Praticamente não trabalhámos com uma estrutura de três."

Na conferência desde Moscovo, Jorge Jesus falou também sobre a saída de Vieira e negou que esta tenha tido qualquer tipo de influência na preparação da época. Jesus admitiu, contudo, que o plantel foi apanhado de "surpresa" mas fez referência à capacidade que a estrutura vem revelando.

"Foi uma surpresa para nós. Não que tenha influenciado alguma coisa na nossa forma de trabalhar ou no dia. A estrutura está bem montada", assegurou Jorge Jesus.

O treinador do Benfica realça que todos têm comungado das ideias que já derivam de um projeto que arrancou na última época. "Na altura, pelo presidente, pelo vice-presidente e pelo treinador. Agora, será pelo atual presidente e o treinador. Partilhávamos os três as ideias diariamente e sabíamos perfeitamente qual era o caminho."

Jesus referiu que "esse caminho, agora, está com a equipa". "Não nos tem faltado nada. A única coisa que nos falta é ganhar amanhã", disse, recusando qualquer tipo de 'fantasma' em relação ao afastamento da equipa da Liga dos Campeões na última época.

"No ano passado, tinha quatro ou cinco semanas de trabalho, agora tenho um ano e cinco semanas, é uma diferença muito grande em relação ao primeiro jogo do ano passado."

A relação entre Jorge Jesus e Rui Vitória foi também tema de conversa na conferência, com Jorge Jesus a salientar que, com exceção dos jogos contra o Benfica, deseja sucesso a Vitória.

"Tenho o maior respeito pelos Spartak como rival, assim como a sua equipa técnica que, tal como eu, andou por fora do país, e que espero que tenha o maior dos êxitos aqui na Rússia a partir dos dois jogos que vamos ter. A partir daí, que seja muito feliz."

Os jornalistas insistiram com Jesus sobre a relação com Vitória mas o técnico do Benfica quis também insistir que "já passaram seis anos" e as coisas mais 'inflamadas' ficaram no passado.

"O Rui Vitória teve sucesso no Benfica e tem tido algum sucesso fora de Portugal. Espero do fundo do meu coração que tenha sucesso no Spartak e que tenha sucesso com exceção dos jogos com o Benfica", disse, esperando que este vença o campeonato e outras competições onde os russos marquem presença. "Que ganhe todas as competições que possa haver na Rússia."