O presidente da Promovalor está a ser ouvido pelos deputados da Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, no âmbito das audições aos grandes devedores da instituição financeira.
Confrontado com eventuais conflitos de interesse entre negócios da Promovalor, Benfica e Novo Banco, envolvendo Luís Filipe Vieira e o acionista da SAD do Benfica José António dos Santos, o dirigente encarnado manifestou indignação. E suscitou o mesmo sentimento em Ana Gomes, antiga ex-eurodeputada e ativista anticorrupção que criticou Vieira.
“Face a pergunta sobre conflitos de interesses de Promovalor, Benfica e Novo Banco envolvendo Luís Filipe Vieira e o sócio 'Rei dos Frangos': ‘Senhor deputado, isso é como uma ofensa que me está a fazer’. Um artista, este Luís Filipe Vieira, sem ofensa aos artistas”, escreveu Ana Gomes, no Twitter.
Luís Filipe Vieira manifestou-se revoltado, com diversas questões colocadas. E apontou o dedo a pessoas que são facilmente identificáveis e que fugiram às suas responsabilidades.
“Sabe o que é que revolta nisto tudo? É que há gente que anda a passear. Que tem iates, aviões, que pediram insolvências... E quem tentou fazer contas e pagar o que deve tem de vir para interrogatório”, disse o também presidente do Benfica.
Insistindo no discurso da sua obra no Benfica, Vieira foi mais longe e defendeu que só estava naquela comissão por liderar o clube da Luz. "Eu tenho a perfeita noção de que só estou aqui porque sou presidente do Benfica", acusou.
A deputada do CDS-PP Cecília Meireles recentrou a discussão. “O senhor não está aqui por causa do Benfica. Está aqui porque, se olharmos para uma lista ds perdas acumuladas que são pagas pelos contribuintes, o senhor é o segundo maior devedor responsável pelas perdas. É por isso que está aqui hoje. Da mesma forma que estiveram outros devedores”, disparou a centrista.
E essa afirmação gerou mais um momento curioso. "Isto até me está a assustar... Como é que é possível eu ser o segundo... Querem ver que é o Luís Filipe Vieira que mandou o banco abaixo?", disse, provocando um longo momento de silêncio.
A comissão prossegue, na tarde desta terça-feira, sendo que Luís Filipe Vieira foi avisado por diversas vezes de que não está em cima da mesa a gestão do Benfica, mas os negócios que, como presidente da Promovalor, realizou com o Novo Banco.
Face a pergunta s/ conflito de interesses de Promovalor, SLB e #NB envolvendo LFV e sócio Rei dos Frangos:« Sr. deputado, isso é como uma ofensa q me está a fazer! ». Um « artista », este LFV (sem ofensa aos artistas!)
— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) May 10, 2021