Fora da Bancada
Situação "é grave" e Costa avança com medidas para tentar travar covid-19
2020-10-14 14:50:00
Governo que uso de máscara nas ruas

A pandemia continua a aumentar em Portugal e o Governo espera travar a subida dos novos casos com um conjunto de novas medidas que o Executivo de António Costa espera aprovar em sede de Assembleia da República.

O Governo espera, entre outras coisas, que passe a ser obrigatório o uso de máscara na via pública, tal como a utilização da aplicação stayaway covid em contexto laboral e escolar.

O nível de alerta no país passará para o estado de calamidade e António Costa explicou também que o Executivo poderá aplicar medidas de restrição à circulação das pessoas.

Além disso, no estado de calamidade, o Governo decretará uma proibição de ajuntamentos de mais de cinco pessoas na via pública e em restaurantes.

O primeiro-ministro disse ainda que para travar a infeção, nesta altura, o caminho passa por "adotar regras de comportamento individual".

De agora em diante, passam a vigorar novas regras, entre as quais nos casamentos que vão ser agendados e terão regras mais apertadas.

Os casamentos e batizados têm permissão mas com regras mais restritas e terão um máximo de 50 participantes.

O primeiro-ministro falou aos jornalistas, nesta quarta-feira, e disse que a situação da pandemia em Portugal "é grave".