Fora da Bancada
“Sampaio teve um papel preponderante no desenvolvimento do desporto nacional”
2021-09-10 11:45:00
Pedro Proença destaca qualidades humanas do antigo Presidente da República, que faleceu hoje

O presidente da LPFP, Pedro Proença, lamentou a morte de Jorge Sampaio e recordou que o antigo Presidente da República “teve um papel preponderante no desenvolvimento do desporto nacional, tendo sido um dos fundadores do Sindicato dos Jogadores”.

“Jorge Sampaio foi, sem dúvida alguma, uma figura ímpar da sociedade portuguesa. Hoje vemos partir um líder consensual e amável, fiel ao seu Sporting, mas grande adepto e impulsionador do futebol, e do desporto em geral. Nesta hora de dor quero deixar uma palavra de carinho à família e amigos, ficando a enorme gratidão pelo legado que deixou para o nosso país”, escreveu Proença.

Jorge Sampaio, que foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006, morreu hoje, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, onde estava internado desde 27 de agosto, devido a dificuldades respiratórias.

Após a passagem por Belém, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da ONU enviado especial para a Luta contra a tuberculose e, entre 2007 e 2013, foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações. Atualmente, presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013.

Jorge Sampaio foi secretário-geral do PS entre 1989 e 1991, tendo liderado a Câmara Municipal de Lisboa entre 1990 e 1995.