Fora da Bancada
Porto Canal apresenta participação contra Pedro Adão e Silva
2021-07-28 19:50:00
Estação acusa Adão e Silva de proferir "palavras insultuosas"

O Porto Canal anunciou que vai apresentar uma participação contra Pedro Adão e Silva, na sequência da forma como o comissário para as Comemorações do 50º aniversario do 25 de Abril tratou uma jornalista da estação.

Num comunicado da direção de Informação, assinado por Tiago Girão, o Porto Canal referiu que Pedro Adão e Silva, que integrou uma lista nas últimas eleições do Benfica, proferiu “palavras insultuosas” quando uma jornalista procurou obter uma reação sobre a morte de Otelo.

"Proferiu palavras insultuosas, referindo-se ao Porto Canal como 'essa coisa', e ofensivas para a dignidade profissional da jornalista em causa, quando afirmou que esta não era uma jornalista por trabalhar para o Porto Canal", adiantou a estação.

Ainda de acordo com o texto assinado pelo diretor de Informação do Porto Canal, “o comissário recusou prestar declarações especificamente ao Porto Canal e em qualquer circunstância, violando o princípio da igualdade e não-discriminação a que dirigentes e titulares de cargos públicos, ou semelhantes, deveriam estar obrigados”.

Por considerar tratar-se de “um atentado à liberdade de imprensa, agravado pelo facto de ter tido origem em alguém que tem por missão promover as comemorações do Dia da Liberdade”, o Porto Canal decidiu apresentar “uma participação ao Presidente da Assembleia da República, à Comissão Nacional para as Comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril e ao Sindicato dos Jornalistas contra Pedro Adão e Silva”, sem excluir “o recurso a outros meios legais, se tal se vier a justificar”.

Nascido em 1974, Pedro Adão e Silva, antigo dirigente do PS e diretor do Doutoramento em Políticas Públicas do ISCTE, foi o escolhido pelo Governo para comissariar os 50 anos do 25 de Abril, numa nomeação que foi muito criticada pela oposição.

Em outubro de 2020, Adão e Silva integrou a lista de Noronha Lopes às eleições do Benfica. Tem também feito comentário desportivo em órgãos como Sport TV, TSF e Expresso.