Fora da Bancada
Ministro do Ambiente apela "ao bom senso" durante a época balnear
2020-06-05 19:30:00
João Matos Fernandes admite encerrar praias "em caso de reiterado incumprimento"

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, apelou "ao bom senso dos portugueses" durante a época balnear, que arranca já amanhã em algumas partes do país.

Em causa está a ocupação da praia, devido ao distanciamento exigido em tempo de pandemia.

"Quando esta bandeira estiver vermelha, as pessoas não entrem na praia porque é sinal que vão entrar numa praia que já tem a capacidade que deve ter para que as pessoas aí possam estar", explicou o governante, ao visitar uma praia na Costa da Caparica, em Almada.

"O acesso às praias é livre e sempre será livre" e quem não cumprir o distanciamento não será multado, mas poderá contribuir para o encerramento da praia.

"Aquilo que a lei prevê, e espero que nunca venha a ser utilizado, é que, em caso de reiterado incumprimento, se as autoridades de saúde acharem que está em causa a saúde pública, poderem fechar a praia. Vamos acreditar que não há necessidade de isso vir a acontecer", declarou.

Devido à pandemia de covid-19, as praias vão ter sentidos de entrada e de saída e uma nova bandeira, triangular e com o desenho de uma pessoa, a sinalizar a ocupação no momento.

A época balnear tem início amanhã em todas as praias do Algarve, Almada, Cascais e na praia da Nazaré, em Leiria.