Fora da Bancada
"Jorge Sampaio honrou a política e foi um exemplo de civismo"
2021-09-10 11:35:00
Presidente da Federação lamenta partida de "um homem que honrou a política e foi um exemplo de civismo"

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) recordou o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que hoje morreu aos 81 anos, pelo seu contributo para o país e como adepto da modalidade.

"É com profunda emoção e tristeza que vejo partir Jorge Sampaio, antigo Presidente da República e figura incontornável da democracia do nosso país. Teve uma vida ligada à luta pelos direitos e liberdades, pautou o seu trajeto político pela coragem e coerência e deixou sempre a marca de um humanismo próprio de quem tem vincado sentido de justiça”, lê-se na mensagem assinada pelo presidente da FPF.

Fernando Gomes recordou o “homem digno e íntegro”, que “honrou a política e foi um exemplo de civismo”, identificando Jorge Sampaio como “uma personalidade importante para o futebol português, pelo contributo que deu como jurista e como figura pública que se manteve sempre atento ao fenómeno desportivo”.

“O papel que desempenhou enquanto Presidente da República, ao apoiar a realização do campeonato da Europa de 2004 em Portugal e partilhar o seu entusiasmo com a organização e a seleção nacional foram bem demonstrativos do seu envolvimento como mais alta figura do Estado e a paixão que sempre teve pelo futebol”, prosseguiu Gomes, apresentando as condolências à família e amigos.

Jorge Sampaio, que foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006, morreu hoje, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, onde estava internado desde 27 de agosto, devido a dificuldades respiratórias.

Após a passagem por Belém, foi nomeado em 2006 pelo secretário-geral da ONU enviado especial para a Luta contra a tuberculose e, entre 2007 e 2013, foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações. Atualmente, presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada por si em 2013.

Jorge Sampaio foi secretário-geral do PS entre 1989 e 1991, tendo liderado a Câmara Municipal de Lisboa entre 1990 e 1995.