Portugal está a sofrer um agravamento da situação epidemiológica, com a expansão da variante Delta associado à covid-19 mas Eduardo Ferro Rodrigues aconselha os portugueses a deixarem o território nacional para se deslocarem a Sevilha, na região da Andaluzia, em Espanha, onde no próximo domingo a Seleção Nacional, orientada por Fernando Santos, defrontará a Bélgica, em jogo dos oitavos de final do Campeonato da Europa de seleções.
As palavras da segunda figura do Estado português estão a gerar polémica entre os portugueses, dado que ocorrem numa altura em que estão a 'apertar' novamente as medidas do Governo no sentido de travar o risco de infeção pelo novo coronavírus. "Espero que os portugueses se desloquem de forma massiva para o sul de Espanha e que possam apoiar uma grande vitória de Portugal nos oitavos de final deste campeonato da Europa", disse Ferro Rodrigues.
O presidente da Assembleia da República falava em declarações à RTP3 e assegurou que ele mesmo marcará presença no Estádio Olimpico de La Cartuja, na Andaluzia, no país vizinho.
"Estarei com todo o gosto a acompanhar a Seleção Nacional em mais uma epopeia deste europeu", garantiu Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República.
Este responsável político português assegurou ainda que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também marcará presença na tribuna do Estádio Olimpico de La Cartuja no embate que colocará frente a frente Portugal e a seleção da Bélgica, onde alinha o benfiquista Jan Vertonghen.
O duelo a contar para os oitavos de final do Euro2020 arraca às 20h00 do próximo domingo. Quem vencer, terá pela frente a Itália ou a Áustria nos quartos de final do torneio.
Se avançar na competição, Portugal já fez saber que regressará à Cidade do Futebol, em Oeiras, para preparar o resto do torneio que decorre, por estes dias, em várias zonas da Europa.
Portugal assegurou a presença nos oitavos de final do Euro2020 depois de terminar em terceiro lugar do agrupamento, onde também estavam França, Alemanha e Hungria. Das equipas que faziam parte do grupo, apenas a seleção magiar caiu da competição.
Certo é que, para já, os campeões europeus vão manter-se na capital da Hungria. Os comandados por Fernando Santos têm vindo a treinar no Estádio Illovszky Rudolf, em Budapeste, localidade onde a turma lusa realizou dois dos três encontros na fase de grupos. O outro duelo ocorreu em Munique, no último sábado, frente à Alemanha.