Fora da Bancada
"A TAP é demasiado importante para o país para a deixarmos cair", diz governo
2020-06-30 11:05:00
Transportadora deverá passar para as mãos do Estado

Sem acordo entre Estado e privados tendo em vista o empréstimo de 1,2 mil milhões de euros para a TAP, a transportadora deverá ser nacionalizada, sendo que o documento que dará corpo a essa ação segue para a Presidência do Conselho de Ministros.

Após algumas rondas de negociação que não deram resultado, o caminho seguinte deverá passar pela nacionalização da TAP e Pedro Nuno Santos, ministro responsável pela pasta das Infraestruturas, assegura que é essencial para o Estado manter em suas mãos a companhia aérea.

"A TAP é demasiado importante para o país para a deixarmos cair, ponto um. Ponto dois, 1.200 milhões de euros é muito dinheiro. É verdade. Temos de fazer uma gestão criteriosa desse dinheiro", revelou o ministro Pedro Nuno Santos.

Em declarações citadas pela Renascença antes do início da audição na Comissão de Economia e Obras Públicas, o ministro disse que isso "implica" deixar a TAP "com maiores possibilidade de sustentabilidade de viabilidade futura".

Segundo o Expresso adianta, nesta terça-feira, a proposta para o empréstimo foi chumbada pelos administradores indicados pela Atlantic Gateway de David Neeleman e Humberto Pedrosa.

Em relação ao empréstimo, de acordo com a proposta aprovada pela Comissão Europeia, o valor injetado pelo Estado deveria ser devolvido em seis meses ou então a empresa tinha de apresentar um plano de restruturação.