Euro2020
Conferência de Luis Enrique após derrota é uma lição de futebol e fair-play
2021-07-07 12:10:00
"Temos de cuidar dos jovens sem esquecer os mais velhos", disse entre palavras sobre saber ganhar e perder

A Espanha despediu-se do Euro2020 mas de todos os atletas da 'Roja' que se mostraram no torneio europeu há um nome que salta para a ribalta. Pedri, o menino formado em Las Palmas que cedo o Barça contratou, que, aos 18 anos, foi chamado a defender as cores da seleção espanhola no Euro2020 e puxou para si o foco da atenção mediática internacional. 

Na hora do adeus à prova, Luís Enrique, selecionador de Espanha, fez questão de deixar um conselho ao mundo para que olhem com cuidado e atenção para os jovens. “O Dani Olmo fez um jogo incrível, abriu o livro. Uma coisa anormal. Mas será que alguém notou o que fez aqui um miúdo de 18 anos? Eu nunca tinha visto nada assim. Nem mesmo a Iniesta, quando este tinha a idade de Pedri".

Luis Enrique diz que Pedri "é uma coisa única". "Temos de cuidar dos jovens. O Ansu Fati teria estado aqui se não se tivesse lesionado, mas há mais. Mas ao mesmo tempo não nos esquecemos dos mais velhos, de Busquets, Jordi Alba ou Koke. Somos uma verdadeira equipa."

Em conferência de imprensa, Luis Enrique disse ainda que "no desporto temos de saber perder e saber ganhar". "Aprende-se mais quando se perde. Temos de parabenizar o adversário por ter vencido e gerir a derrota, ensinando aos jovens, quando se perde, que devemos dar os parabéns a quem venceu. Estou muito orgulhoso destes rapazes."

Em relação ao jogo frente aos italianos, Luis Enrique disse que "se houve uma equipa que quis ganhar foi a Espanha". "A Itália fechou-se atrás e procurou as transições. Os meus jogadores tentaram tudo até ao fim e não tenho nada a apontar-lhes".