A Vita Centro Clínica relembra o Dia Mundial da Atividade Física e a sua importância tanto no desempenho desportivo como para manter uma boa saúde.
Este dia celebra-se a 6 de abril e o objetivo é promover a prática de atividade física, assim como os benefícios da realização regular de exercício.
A prática é recomendada por médicos que referem a necessidade de a população desenvolver exercício físico pelo menos trinta minutos por dia. O sedentarismo é um dos principais fatores de risco, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) A sua regularidade apresenta muitas vantagens das quais salientamos:
- Menos stress;
- Menor tensão arterial;
- O bem-estar psicológico;
- Melhor disposição;
- Aumenta a concentração;
- Previne o aparecimento de doenças;
- Diminui fatores de risco.
Sugestões da Direção Geral de Saúde para o Dia Mundial da Atividade Física
A DGS lançou um diretório de atividades de acordo com o atual contexto de pandemia e isolamento social. Lembra que a atividade física exerce um papel preventivo na infeção por Covid-19 porque reforça o sistema imunitário. “É uma atividade essencial ao equilíbrio físico e psicológico”, equilíbrio esse fragilizado nos períodos de confinamento social.
Em relação à atividade física, segundo o site da DGS, a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, reconhece que tem um «efeito positivo em situação de confinamento social». Reconhece ainda os resultados promissores da campanha “Siga o Assobio”, promovida pela DGS e dirigida à população na faixa etária dos trinta cinco a quarenta anos.
A Clínica Vita Centro recomenda para o dia Mundial da Atividade Física
Caminhar, jogar basquetebol e futebol. Uma corrida ou jogar ténis e andar de bicicleta são excelentes opções para manter uma boa saúde física e psicológica.
Relembramos também a importância da saúde oral. Dentes com infeções poderão originar diminuição do rendimento do praticante de desporto. A falta de dentes significa uma oclusão deficiente e poderá provocar dores de cabeça e desconforto. Os dentistas porto da Clínica Vita Centro tratam todas as doenças orais. Se tem dúvidas sobre a saúde da sua boca visite-nos, estamos muito perto de si, no centro da cidade.
Fontes: sites da Unesco, Federação de Andebol de Portugal, DGS, SNS.