Portugal
Vieira, Varandas e Pinto da Costa reunidos na Mealhada
2021-05-25 13:50:00
Presidentes em cimeira para tratar assuntos urgentes do futebol

Os presidentes de Benfica, Sporting e FC Porto estão reunidos na Mealhada, num encontro que visa debater os novos desafios que serão colocados aos clubes nacionais na próxima temporada, aproveitando para fazer também um balanço daquilo que foi o campeonato nacional 2020/21, marcado pela ausência de público nas bancadas devido à pandemia de covid-19.

De acordo com o jornal O Jogo, Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas voltam a juntar-se, já depois de, no ano passado, terem também reunido a convite de António Costa para debaterem, na altura, o regresso do campeonato em contexto pandémico. Na ocasião, o encontro contou também com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, e o presidente da Liga, Pedro Proença.

O encontro deverá ser aproveitado também para que os clubes abordem a ausência de público nas bancadas e também o apoio do Governo aos clubes no âmbito da chamada 'bazuca' europeia de fundos encaminhados pela União Europeia para apoiarem as empresas devido às perdas registadas com a covid-19.

Recentemente, recorde-se, o presidente da Liga exigiu “respeito e equidade” ao Governo no tratamento do futebol, fazendo um balanço positivo das competições profissionais, após grande esforço dos envolvidos.

Na ocasião, Pedro Proença já adiantou que quer o regresso do público às bancadas dos estádios no próximo campeonato. “Esta é uma exigência que fazemos, para que a próxima época possa começar de forma diferente. Não permitiremos, em momento nenhum, que o futebol continue a ser tratado desta forma. Exigimos o respeito, o respeito aos clubes do futebol profissional”, afirmou.

De realçar que no âmbito da realização da final da Liga dos Campeões, no fim de semana, no Estádio do Dragão, no Porto, o Governo autorizou a presença de público nas bancadas.

O Estádio do FC Porto deverá acolher cerca de 16 mil e 500 adeptos na final da Liga dos Campeões que será jogada entre o Manchester City e o Chelsea.