Prolongamento
"Varandas dá bicadas permanentes. Depois querem entendimento no futebol"
2022-06-23 12:55:00
"O Sporting tinha academia e mais ninguém podia ter academia", responde antigo vice-presidente do Benfica

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, tem sido criticado pelos rivais dos leões depois das considerações que tomou durante a cerimónia de comemoração dos 20 anos de existência da academia de Alcochete. O líder verde e branco valorizou a criação da academia sportinguista e referiu-se a Alcochete como sendo algo de "pioneiro", que permitiu abrir as portas ao desenvolvimento do futebol de formação em Portugal aos rivais do Sporting.

José Manuel Capristano, antigo vice-presidente do Benfica, não gostou das palavras do dirigente Frederico Varandas e diz que não percebe a necessidade de o presidente dos leões nos seus discursos apontar 'baterias' aos rivais. E, como tal, o antigo dirigente das águias lembra a Frederico Varandas que de Alcochete já saíram grandes referências para os rivais leoninos. E até deixou dois exemplos.

"Há jogadores que saíram dessa academia do Sporting e estou-me a lembrar do João Moutinho que é adepto do FC Porto e o Simão Sabrosa que é adepto do Benfica. Olhem que lições aprenderam na academia do Sporting. São dois exemplos", apontou José Manuel Capristano, antigo vice-presidente do clube da Luz.

Em declarações no canal de televisão A Bola TV, José Manuel Capristano disse ainda que este tipo de "bicadas permanentes" dadas por Frederico Varandas não fazem sentido. "E depois querem entendimento no futebol português", anotou o antigo vice-presidente do clube da Luz.

Ainda em reação ao que foi dito por Frederico Varandas, José Manuel Capristano disse que "o Sporting tinha academia e mais ninguém podia ter academia". 

"Não valem a pena estas bicadas. Eu não vejo o desporto assim", concluiu o antigo vice-presidente do clube encarnado a respeito dos 20 anos da academia do Sporting.

Em estúdio, Jorge Castelo, antigo adjunto de Benfica e Sporting, salientou que foi o Vitória de Guimarães no tempo de Pimenta Machado como presidente que se lançou primeiramente na construção de academias de formação.

Durante as comemorações dos 20 anos de existência da academia de Alcochete, Frederico Varandas aproveitou também para lembrar alguns atletas que o Sporting projetou desde o seu centro de treinos.

"De todos estes temos obrigatoriamente há que destacar Cristiano Ronaldo, o melhor jogador português de todo os tempos e que dá nome à Academia. E Figo e Futre. Não há nenhum clube que tenha formado tantas Bolas de Ouro e Prata. É um feito admirável e único que nos coloca no topo da formação em Portugal", disse o presidente do Sporting.