Prolongamento
"Varandas ataca mais um pouco nesta fase de afirmação. Não é um bom exemplo"
2021-10-14 12:50:00
"Os presidentes têm de continuar [com entendimento] seja nos leitões ou nas pizzas", aconselha Pedro Henriques

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, admitiu que mantém com Rui Costa, novo líder do Benfica, relações cordiais e não escondeu que conversa com o 'maestro'. Pedro Henriques, antigo futebolista, enaltece a postura dos dois responsáveis, agora admitida pelo presidente dos nortenhos, e desafia Frederico Varandas a acompanhar esta posição, lamentando que, nas aparições públicas que tem tido, o líder do clube de Alvalade, opte por atacar os rivais.

"O presidente do Sporting ataca um pouco mais os adversários nesta fase de afirmação. Acho que não deveria fazer, com razão ou sem razão. Não é um bom exemplo", disse Pedro Henriques que abordava a forma como os presidentes evitam entrar por caminhos mais particulares de ataque nas críticas que fazem aos rivais.

"Era importante que o Frederico Varandas pudesse falar, se achar bem, e pudesse ter relações profissionais e cordiais", aconselhou o ex-jogador de futebol, destacando que isso acabaria por resultar em proveitos para o desporto nacional, como entende que uma aproximação entre Rui Costa e Pinto da Costa poderá gerar no que toca a assuntos mais amplos do futebol português que não se resumam ao jogo jogado dentro das quatro linhas e à rivalidade aí inerente.

"Era importante para o futebol português que Rui Costa mantivesse boas relações com o presidente do FC Porto", aconselhou Pedro Henriques, esperando que estes possam 'chamar' os outros presidentes de clubes da I Liga para que, juntos, tentem "defender verdadeiramente o futebol português" e que se deixem "destas novelas".

O ex-futebolista aguarda, todavia, para ver o que irá acontecer "quando existir um penálti, um fora de jogo, um amarelo ou vermelho". "Como é que os clubes vão reagir?", interroga Pedro Henriques, dizendo que, em relação às palavras de Pinto da Costa, estas são reveladoras de "inteligência" ao admitir a relação que tem com Rui Costa.

"Alguém tem de dar o primeiro passo e não é sinal de fraqueza, é de inteligência", sustentou ainda Pedro Henriques, em comentário na Sport TV, onde desafiou ainda os presidentes a manterem esta postura pelo futebol nacional.

Em relação às palavras de Pinto da Costa que se queixou do tratamento dado por algumas televisões no caso do almoço na Mealhada entre presidentes, Pedro Henriques aconselha os dirigentes a não desistirem.

"Não podemos desistir. Os presidentes têm de continuar seja nos leitões ou nas pizzas", disse Pedro Henriques, depois do lamento prestado por Pinto da Costa. 

"Quando se fez uma tentativa, liderada pelo Luís Filipe Vieira, as televisões caíram em cima dos encontros no Rei dos Leitões e parecia que era um crime os presidentes estarem a entender-se e a falar", desabafou o presidente do FC Porto.