Portugal
"Tenho problema emocional, não jurídico, com jogadores que não são portugueses"
2023-03-20 10:50:00
"O Otávio tornou-se português. Tornou-se. De lei", refere ex-dirigente leonina

A Seleção Nacional portuguesa arranca a preparação para os primeiros jogos de Roberto Martínez ao leme da turma das quinas e Otávio é um dos eleitos pelo técnico espanhol. Rita Garcia Pereira, antiga dirigente dos leões, deixou alguns reparos à forma como o jogador do FC Porto costuma comportar-se dentro de campo.

"Eu não tenho problemas especificamente com o Otávio. Eu reconheço os bons jogadores. Mas tenho algum problema emocional, que não é jurídico, com jogadores que não são portugueses, vou dizer isto assim", comentou Rita Garcia Pereira, salientando que este estado de espírito também serve para o selecionador nacional que nasceu do outro lado da fronteira.

"Da mesma forma que também tenho com selecionadores que não são portugueses", acrescentou Rita Garcia Pereira, advogada de profissão que explicou, na CMTV, que o médio internacional português, nascido no Brasil, se converteu num português.

"O Otávio tornou-se português. Tornou-se. De lei. Por isso é que eu digo que tenho um problema emocional. Não estou a dizer que houve qualquer irregularidade, nem que se tornou português para ir à Seleção. Não entro nesses números", comentou Rita Garcia Pereira, confessando que tem o mesmo entendimento em relação a Otávio como tem com Pepe, que entretanto foi dispensado da Seleção devido a lesão.

"A propósito do Pepe eu sou a primeira a dizer que só gosto de o ver a jogar na Seleção. E portanto com o Otávio digo exatamente a mesma coisa", disse Rita Garcia Pereira, comentando as declarações de Otávio que deixou criticas aos lisboetas.

Em entrevista à revista Dragões, o internacional luso disse que não está arrependido da decisão de se naturalizar português, embora essa situação não agrade a todos.

"Não, não me arrependo nem um bocadinho. Tudo o que fiz foi de acordo com a minha própria vontade, ciente de tudo e mesmo sabendo que em Portugal muita gente seria contra, como acontece em Lisboa. Não é isso que me vai abalar nem fazer com que deixe de representar Portugal", disse Otávio.

Rita Garcia Pereira diz como encarou estas declarações. "Entendi de forma diferente isto das provocações". "Eu acho que ele de provocações não se estava a referir a árbitros, mas especificamente a colegas".

Por outro lado, a antiga dirigente do Sporting entende que, ao contrário do que se possa pensar, em seu entendimento, Otávio é um jogador "controlado emocionalmente".

"Ele é extremamente controlado emocionalmente e é muito hábil nas provocações", disse, concluindo: "O que eu quero dizer é que ele consegue provocar. Eu não sei se isto eticamente é correto."