Portugal
Sporting vai falhar prazo para pagar Rúben Amorim ao SC Braga, adianta a SIC
2020-09-03 18:40:00
Guerreiros do Minho querem dívida liquidada até às 16h00 de amanhã

O Sporting não vai cumprir o prazo determinado pelo SC Braga, que expira às 16h00 de amanhã, para pagar a transferência do treinador Rúben Amorim, avançou esta tarde o 'Mercado Aberto', da SIC.

Há uma semana, os guerreiros do Minho apresentaram um ultimato aos leões: ou a dívida de 11,7 milhões de euros era liquidada no prazo de oito dias ou incorrem definitivamente em incumprimento.

A ser este o caso, o SC Braga vai exigir mais 1,7 milhões de euros, a título de juros de mora, e não descarta avançar para tribunal contra o Sporting.

Em Alvalade, de acordo com a SIC, o entendimento é que o contexto da pandemia justifica o adiamento do pagamento, argumento que invocam em casos que têm o Sporting como credor.

Fonte do Sporting, citada sem identificação no 'Mercado Aberto', revelou que a SAD leonina tentou renegociar a transferência do treinador Rúben Amorim, pretensão rejeitada pelos bracarenses.

No acordo então realizado entre os clubes em março, o Sporting comprometeu-se a pagar 10 milhões de euros (mais 2,3 milhões de IVA), cinco deles no dia seguinte à apresentação de Rúben Amorim (05 de março) e mais cinco milhões em 05 de setembro.

Contudo, a SAD sportinguista falhou o primeiro pagamento, o que levou a uma penalização de 10%, ou seja, de 1,230 milhões de euros, acrescidos de IVA (quase 290 mil euros) e, desde então, os bracarenses têm cobrado juros mensais, que, à data da carta, ascendiam a pouco mais de 440 mil euros.

Assim, a dívida total por Rúben Amorim chegou aos cerca de 14,2 milhões de euros, dos quais o Sporting liquidou 2,5 milhões, referentes ao IVA do negócio, que coloca a dívida a rondar os 11,7 milhões de euros.