Portugal
"Só falta o Benfica pedir desculpa por ter ganho o campeonato"
2023-06-05 10:45:00
"Já estou farto desta história das melhores equipas da época e daquele que joga melhor futebol", diz ex-capitão

O FC Porto venceu a Supertaça Cândido de Oliveira, a Taça de Portugal e a Taça da Liga, acabando por lhe escapar a vitória no campeonato, aquele que é tradicionalmente o título mais desejado e aquele que tem uma importância maior na hierarquia do futebol nacional.

Perante o discurso que se vai ouvindo em tons de azul e branco, o ex-capitão do Benfica José Calado destaca que, perante o contexto das coisas, porventura, "só falta o Benfica pedir desculpa por ter ganho o campeonato". "Já estou farto desta história das melhores equipas da época e daquele que joga melhor futebol", assinalou o antigo centrocampista internacional português.

Em declarações na CMTV, o ex-jogador disse que "só falta o Benfica pedir desculpa por ter ganho o campeonato" nesta temporada com Roger Schmidt ao leme.

FC Porto com três títulos, Benfica com o 'mais' desejado na hierarquia

Ao longo da temporada 2022/2023, que terminou oficialmente com a realização da final da Taça de Portugal entre FC Porto e SC Braga, que os dragões venceram, muito se falou, escreveu e comentou sobre os momentos das equipas e aquela que seria a formação a praticar um futebol mais atrativo.

O certo é que na lógica dos números, o FC Porto levou para o seu museu um número maior de troféus, sendo que o Benfica levou aquele que é tido tradicionalmente como o 'mais desejado' e aquele que assume uma maior importância na hierarquia do futebol português.

Benfica com mais sucesso europeu na temporada

Além de se sagrar campeão nacional português, o Benfica foi também a equipa lusa com maior sucesso nas provas europeias. Os encarnados, que começaram a Liga dos Campeões ainda na terceira pré-eliminatória de acesso, foram até aos quartos de final, tendo ultrapassado, por exemplo, a fase de grupos num alinhamento que contava com nomes como a Juventus, de Itália, e o Paris Saint-Germain, de França. 

O Benfica venceu o grupo na Champions e depois afastou o Brugge nos oitavos de final da prova milionária, acabando por dizer adeus à prova da UEFA nos quartos de final diante do Inter de Milão, equipa finalista da prova neste ano. Os transalpinos, recorde-se, vão disputar a final com o Manchester City, de Rúben Dias e Bernardo Silva.

Relativamente à próxima época, com o fecho de contas interno, o Benfica e o FC Porto já têm encontro marcado na final da Supertaça Cândido de Oliveira, que será o primeiro jogo oficial da época.

As águias e os dragões sabem também que estão apuradas diretamente para a fase de grupos da Champions em 2023/24. Já o SC Braga vai lutar pelo acesso à fase de grupos, por conta de ter ficado em terceiro lugar.