Grande Futebol
Shakhtar nas meias-finais da Liga Europa, Wolverhampton eliminado pelo Sevilha
2020-08-11 21:50:00
Treinadores portugueses com destinos opostos nas competições europeias

O Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Luís Castro, apurou-se hoje para as meias finais da Liga Europa de futebol, ao golear o Basileia, enquanto Nuno Espírito Santo não fez o mesmo com o Wolverhampton, eliminado pelo Sevilha.

A equipa ucraniana mostrou-se muito superior ao seu adversário suíço, e desde cedo a sua ‘brigada’ brasileira - com cinco titulares no onze, dois deles naturalizados ucranianos - começou a fazer estragos na defesa helvética.

Logo aos dois minutos, Júnior Morais abriu o marcador, assistido por Marlos, que também faria a assistência para Taison, aos 22, aumentar a vantagem.

Na segunda parte, aos 75 minutos, Alan Patrick ‘assinou’ o 3-0, de penálti, cometido sobre Taison, e aos 88 o seu compatriota Dodô, a passe de outro brasileiro, Tete, fez o 4-0.

O Basileia marcou o ‘golo de honra’, aos 90+2, pelo holandês Ricky van Wolfswinkel, avançado que representou o Sporting.

Se os brasileiros tiveram uma preponderância absoluta na vitória da equipa ucraniana, dois argentinos tiveram um papel crucial no triunfo do Sevilha sobre a equipa mais portuguesa de Inglaterra, o Wolverhampton, orientada pelo português Nuno Espírito Santo.

O Sevilha dominou o jogo com 73 por cento de posse de bola contra 27 do ‘wolves’, que adotou a estratégia de dar a iniciativa aos espanhóis para os surpreender no contra-ataque.

A verdade é que isso quase ia acontecendo, logo aos 13 minutos, num lance de contra-ataque em que Adama Traoré acabou derrubado na área.

No entanto, o avançado mexicano Raul Jiménez, ex-Benfica, acabou por permitir a defesa de Bono e desperdiçar uma oportunidade soberana que deixaria o ‘wolves’ com um golo de vantagem.

O Sevilha foi completamente dominador e acabou por justificar o golo ‘fabricado’ pela dupla argentina Éver Banega e Lucas Ocampos, com o primeiro a cruzar e o segundo a desviar de cabeça para o fundo das redes de guarda-redes português Rui Patrício, aos 88 minutos, quando o prolongamento era o cenário mais provável.

Pelo equipa inglesa foram titulares os portugueses Rui Patrício, Rúben Vinagre, João Moutinho e Rúben Neves, e jogaram ainda Diogo Jota e Pedro Neto, enquanto Bruno Jordão não chegou a sair do banco.

Com estes resultados de hoje, o Shakthar Donetsk vai defrontar nas meias-finais os italianos do Inter de Milão, que eliminaram os alemães do Bayer Leverkusen, no dia 17 de agosto, enquanto o Sevilha vai medir forças com os ingleses do Manchester United, de Bruno Fernandes, na véspera.

Resultados da fase final da Liga Europa de futebol, que se disputa na Alemanha.

Quartos de final (disputados num só jogo):

- Segunda-feira, 10 de agosto:
Jogo 3: Inter Milão-Bayer Leverkusen, 2-1
Jogo 2: Manchester United-Copenhaga, 1-0 ap

- Terça-feira, 11 de agosto:

Jogo 1: Shakhtar Donetsk-Basileia, 4-1
Jogo 4: Wolverhampton-Sevilha, 0-1

Meias-finais (16 e 17 de agosto):

- Domingo, 16 de agosto:
Jogo 5: Sevilha-Manchester United, 20h00 (Colónia)

- Segunda-feira, 17 de agosto:
Jogo 6: Inter Milão-Shakhtar Donetsk, 20h00 (Dusseldorf)

Final:

Sexta-feira, 21 de agosto:
Vencedor Jogo 5-Vencedor Jogo 6, 20h00 (Colónia)