Prolongamento
"Se Jesus tivesse sido treinador do FC Porto, o FC Porto tinha ganho muito mais"
2022-01-25 11:10:00
"Se foi um aproveitamento dos empresários de Jorge Jesus, isso aí não sei", diz Fernando Mendes

Jorge Jesus tem marcado o futebol nacional nas últimas décadas. Figura incontornável por tudo que faz, diz, conquista ou perde, o antigo treinador de Benfica, Sporting e SC Braga, entre outros emblemas, é um velho amigo de Jorge Nuno Pinto da Costa mas nunca treinou o FC Porto, embora o presidente dos dragões nunca tenha escondido admiração pelas qualidades de trabalho do técnico.

A propósito de revelações saídas de excertos das escutas do processo Cartão Vermelho, o tema de uma eventual mudança de Jorge Jesus para o Estádio do Dragão voltou a ser falado, como foi sendo, de resto, ao longo de anos, embora sem nunca se concretizar. Desta feita, é Fernando Mendes, antigo futebolista de portistas, sportinguistas e benfiquistas, a assegurar que se Jorge Jesus fosse técnico dos azuis e brancos, o emblema nortenho conseguiria rechear ainda mais o seu museu com títulos.

"Se Jorge Jesus tivesse sido treinador do FC Porto, o FC Porto tinha ganho muito mais", indica Fernando Mendes, certo do que diz. "Não tenho a mínima dúvida", garantiu o antigo futebolista, sublinhando, no entanto, que não acredita que Jesus possa ainda vir a treinar os dragões no que lhe resta da carreira.

De resto, a esse propósito, Fernando Mendes diz que se Pinto da Costa quisesse, há muito que Jorge Jesus tinha servido o emblema portista como treinador da equipa portista.

"Para quem conhece o Pinto da Costa, se ele quisesse, Jorge Jesus era treinador do FC Porto há 20 anos. Há 20 anos. Deixem-se de tretas que vai, está para ir. Se ele quisesse, já estava lá. Não há dúvida nenhuma disso", insistiu Fernando Mendes, em declarações na CMTV.

Em relação ao eventual uso de uma espécie de 'fantasma' do FC Porto a pairar para levar quer Benfica quer Sporting a melhorarem o contrato de Jorge Jesus, quando este serviu os dois emblemas lisboetas, Fernando Mendes diz desconhecer se isso realmente aconteceu.

"Se foi um aproveitamento dos empresários de Jorge Jesus, isso aí não sei. Não sei nem me interessa disso para nada", destacou, voltando a insistir na ideia de que Jorge Jesus não treinou o FC Porto, até agora, porque Pinto da Costa não quis.

Por outro lado, Fernando Mendes lembrou ainda as qualidades do técnico que está desempregado mas a receber o ordenado até ao final do contrato com o Benfica ou até encontrar um novo emblema. "Atenção, eu gosto muito do Jorge Jesus. É um treinador excelente."

 

Certo é que no passado o treinador não treinou o FC Porto e Mendes tem reservas que ainda possa vir a fazê-lo no futuro, até porque Sérgio Conceição parece-lhe ser o homem indicado para comandar os destinos azuis e brancos por agora.

"Sou amigo do Sérgio Conceição e acho que os portistas têm que andar com ele num andor a passear pelas ruas da cidade do Porto. Está a fazer um trabalho simplesmente extraordinário".

Mesmo assim, o antigo futebolista reitera que se existisse uma ligação FC Porto-Jesus as duas partes iam sair vencedoras. "Jorge Jesus com a qualidade que tem, se tem tido a oportunidade de estar no FC Porto, o FC Porto ficava muito bem servido com o treinador Jorge Jesus e tinha ganho muito mais".