Prolongamento
"Relatório e contas do FC Porto é um verdadeiro livro das mil e uma noites"
2021-10-15 11:25:00
"Relações financeiras entre FC Porto e Portimonense causam-me as maiores suspeitas", diz Barbosa da Cruz

O FC Porto divulgou recentemente o seu relatório e contas relativo ao último exercício financeiro (que teve o melhor resultado de sempre) e este tem dado que falar entre figuras ligadas ao emblema da Invicta mas também entre os rivais, com interpretações várias e variadas ao que vem detalhado no documento que foi enviado para a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários. As renovações de contrato de jogadores têm sido um tema em destaque mas também algumas transações dos portistas com clubes da I Liga, isto numa altura na qual Pinto da Costa assegurou aos adeptos que não renovaria com nenhum jogador portista cujo peso económico nas finanças azuis e brancas fosse maior que seis milhões anuais ao nível dos salários.

Para o ex-dirigente do Sporting Carlos Barbosa da Cruz as transferências e negócios que o FC Porto tem feito, nos últimos tempos, com o Portimonense levantam-lhe reservas e dúvidas, chegando mesmo o advogado de profissão a falar em "suspeitas", relativamente a estas matérias. "Tudo que são as relações financeiras entre o FC Porto e o Portimonense causam-me as maiores suspeitas", afirmou Carlos Barbosa da Cruz, comentando um dos negócios feito entre as duas administrações, em tempos, e que levou à mudança de Wilson Manafá de Portimão para o Dragão.

"Manafá valerá 10 milhões?", interroga Carlos Barbosa da Cruz, realçando que quem consulta o relatório e contas do FC Porto fica com dúvidas relativamente a diferentes temas.

"O relatório e contas do FC Porto é um verdadeiro livro das mil e uma noites. As pessoas não sabem as histórias que estão por trás disto", declarou Carlos Barbosa da Cruz, em declarações na CMTV, num painel que contava também com a presença do ex-vice-presidente encarnado João Braz Frade, que tem também incertezas relativamente às contas portistas. 

"No FC Porto é tudo mais ou menos misterioso", disse o antigo dirigente do Benfica, comentando também ele as ligações de negócio de jogadores entre Portimonense e FC Porto.

"Vi escrito na imprensa que o dono ou o presidente do Portimonense parece que é financiador do FC Porto. É uma coisa exótica", considerou João Braz Frade.

O ex-vice-presidente das águias aproveitou ainda para responder a Pinto da Costa que, ao falar das saídas a custo zero de jogador do FC Porto, usou o Benfica para criticar a renovação de Andreas Samaris com a SAD encarnada e a despesa posterior que esta provocou quando o grego deixou a Luz, por não entrar nas opções de Jorge Jesus.

"O Samaris não tem nada que ver. Os jogadores que saem do FC Porto não estão em fim de carreira. Valem um dinheirão e é apenas por má gestão da equipa de gestão do FC Porto que os deixam sair. O Brahimi, o Marega, o Herrera, o Marcano até saiu e voltou a comprá-lo. Percebo que o senhor Pinto da Costa queira esconder isto mas não há como esconder".

"A gestão do FC Porto foi incompetente. Vi imensas críticas de pessoas do FC Porto", acrescentou João Braz Frade, insistindo que Pinto da Costa "deixou-os sair". "Não pode é comparar com o Samaris que estava em final de carreira."