Portugal
"Raramente vejo políticos no futebol, tirando no camarote presidencial da Luz"
2020-09-14 09:25:00
Presidente portista diz que camarote da Luz parece "Conselho de Ministros"

Pinto da Costa não foge à recente polémica a envolver Luís Filipe Vieira e António Costa, dado que o primeiro-ministro, na qualidade de associado encarnado, integra uma comissão de honra de apoio à recandidatura do líder benfiquista às eleições no emblema da Luz.

O líder dos azuis e brancos considera que não sente que exista "promiscuidade" entre futebol e política no geral, ainda que no caso particular do Benfica as coisas não sejam bem assim, no entender de Pinto da Costa.

O presidente do FC Porto salienta que em alguns jogos na Luz parece que decorre uma "reunião do Conselho de Ministros".

"Não sinto que haja essa promiscuidade. Raramente vejo políticos no futebol, tirando no camarote presidencial do estádio da Luz. Nalguns jogos, parece que está a haver uma reunião do Conselho de Ministros. Se há promiscuidade, não é propriamente no futebol. Só ali", defendeu Pinto da Costa.

O presidente do Benfica, recorde-se, já comentou as últimas incidências relativas à sua candidatura, em particular a polémica em torno do facto de António Costa integrar a comissão de honra do dirigente encarnado.

De resto, Pinto da Costa aconselha mesmo Luís Filipe Vieira a desligar-se do apoio de António Costa, deixando críticas ao socialista, dizendo que este "arrisca-se a ficar na história como o homem que asfixiou os clubes de futebol e matou as modalidades".

"Estamos na linha da frente entre os países com maior carga fiscal da Europa, e mesmo sabendo que não temos receitas, por não ser permitido ter público, o Governo não baixa, nem suspende parcialmente, os altos impostos que caem sobre os clubes."

Ao jornal O Jogo, o presidente dos dragões referiu ainda que "a ausência de políticos do futebol não é uma realidade".

"Basta ver que, para acompanhar a seleção, o povo português, que a ama, não pode estar presente, mas o Presidente da República, o primeiro-ministro e alguns ministros nunca perdem a oportunidade".

Pinto da Costa aproveita para criticar a ausência de público nas bancadas dos estádios no contexto pandémico.

"Não levo a ausência de público nos estádios para a birra dos políticos, levo mais para a incompetência do Governo como da DGS", referiu Pinto da Costa, que se tem mostrado desagradado com as indicações das autoridades governativas e de saúde em relação à ausência de público nos recintos desportivos.