Portugal
"Quando o Benfica protesta, a APAF não vem soltar os cães ao Benfica"
2022-11-24 11:50:00
"Quantas vezes a APAF já fez queixa do Benfica?", questiona antigo candidato à presidência do FC Porto José Fernando Rio

O FC Porto tem oito pontos de atraso em relação ao Benfica no que toca à luta pelo título de campeão, mas há um ranking onde José Fernando Rio, antigo candidato à presidência dos azuis e brancos, nota que os portistas têm liderança isolada em relação ao rival da Luz: queixas da APAF.

Para José Fernando Rio, quando alguém do FC Porto se queixa das arbitragens, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) logo apresenta queixas e faz reparos aos dragões, sendo que o antigo candidato à presidência do FC Porto diz que não sente idêntico tratamento em relação às queixas quando são feitas pelo Benfica.

"Quantas vezes a APAF já fez queixa do Benfica? Quantas vezes o Conselho de Arbitragem já fez queixas do Benfica? Pois é. Muito poucas vezes", comentou José Fernando Rio, aludindo depois ao caso dos emails.

"Nós até sabemos que o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol pedia bilhetes ao Benfica para ele e os comparsas irem ver jogos de futebol", acrescentou José Fernando Rio, sublinhando que os "emails existem".

"Os emails existem e são aqueles e o conteúdo que foi divulgado é aquele. Nós sabemos o que certas pessoas andaram a fazer enquanto achavam que andavam de forma encoberta", completou o antigo candidato à presidência do FC Porto, que no último ato eleitoral apenas perdeu para Pinto da Costa, tendo ficado à frente de Nuno Lobo, outro dos candidatos, que também falou sobre o Benfica, recentemente. "Porque razão ia tudo parar ao gabinete do senhor Paulo Gonçalves?", perguntou Lobo.

Por seu turno, José Fernando Rio disse, em declarações no Portal dos Dragões, que "quando o Benfica, que quase nunca tem razão da arbitragem, protesta, a APAF não vem soltar os cães em cima do Benfica nem o Conselho de Arbitragem vem logo pedir processos ao Benfica".

Assim, o antigo candidato à presidência do FC Porto diz esperar que a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol adote outro tipo de comportamento em relação às posições que toma quando elementos do FC Porto se queixam das arbitragens.

O FC Porto é um dos clubes mais titulados nas últimas décadas, em Portugal, e os seus responsáveis costumam referir a importância que o emblema deve ter em fazer ouvir a sua voz.

Ainda recentemente, recorde-se, Pinto da Costa disse que o FC Porto deveria ser um caso de estudo. "Uma cidade e uma região ter uma paixão assoberbada com os valores do FC Porto é que deve ser um caso de estudo. Quanto mais o país está centralizado, mais os portistas amam o FC Porto e em todas as regiões do país cada vez mais o FC Porto tem mais adeptos", disse o dirigente portista numa conferência promovida na cidade Invicta pela Liga.