O encontro Paris Saint-Germain-Basaksehir, da sexta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, foi hoje interrompido por alegado insulto racista do quarto árbitro a um elemento da equipa técnica turca.
O incidente ocorreu aos 14 minutos do jogo, quando o quarto árbitro deu sinal ao árbitro principal para expulsar o treinador adjunto do Basaksehir Pierre Webo, tendo este se queixado que o elemento da equipa de arbitragem utilizou a expressão 'negro', recusando-se a sair do campo e questionando: "Where is the 'negro'? (Onde está o 'negro')."
Após vários minutos, o 'staff' da equipa turca e os jogadores, seguidos pelos do PSG, decidiram abandonar o relvado, numa altura em que o jogo estava empatado 0-0.
Entretanto, circula nas redes sociais o diálogo entre o árbitro principal e o assistente que motivou a suspensão do encontro. A dada altura, como mostra um dos vídeos abaixo - é possível ouvir um elemento da equipa de arbitrgem dizer: "O negro está ali. Vai ver quem é. Aquele negro não pode continuar a agir desta forma".
“Por que quando vc aponta pra um branco vc não diz ‘aquele cara branco’, mas quando é um negro vc diz ‘aquele negro ali’?”
— Insta: @GustavoFogacaGuffo (@pitacodoguffo) December 8, 2020
Clubes saíram de campo em protesto contra frase racista de árbitro auxiliar#PSGIBFK
pic.twitter.com/NKl06SK0cC
Dia histórico!
— Gegê William (@GegWilliam4) December 8, 2020
Jogadores do Istanbul Basaksehir e do PSG deixam o campo de jogo, após o 4º árbitro proferir palavras de cunho racista para o Demba Ba. #UCL #NoRoomforRacism #RacismoNo #PSGIBFK pic.twitter.com/CrJNj42Zol
BREAKING: THE diallogue between the refs in full: 'The black one over there. Go and check who he is. The black one over there, it's not poasible to act like that' #PSGBAS pic.twitter.com/5ZUQfcEIkG
— Emanuel Roşu (@Emishor) December 8, 2020