Modalidades
"Prognóstico muito reservado. Que Deus o ajude", apela médico do FC Porto
Redação
2021-02-23 10:05:00
FC Porto atualiza quadro clínico de Alfredo Quintana

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto e da Seleção Nacional, continua internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital de São João, no Porto, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.

Nesta terça-feira, já foram revelados dados atualizados sobre a condição de saúde do internacional português por parte do FC Porto, que refere que "o pensamento de todos no FC Porto está com Alfredo Quintana".

"O guarda-redes da equipa de andebol foi reanimado e estabilizado no local e transportado para o Hospital de São João, onde se encontra internado na Unidade de Cuidados Intensivos", refere o FC Porto na newsletter oficial, nesta terça-feira.

Por sua vez, um dos médicos dos dragões deixa uma mensagem que é reveladora da situação delicada que o guarda-redes atravessa neste momento em que luta pela vida numa cama de hospital.

"Prognóstico muito reservado. Que Deus o ajude!", comentou um dos médicos do FC Porto, citado pelo jornal O Jogo, diário que adianta ainda que o guarda-redes está "estável, mas em coma induzido, entubado e com prognóstico muito reservado."

O referido diário explica ainda como tudo terá acontecido no Dragão Arena, onde Alfredo Quintana acabou por cair inanimado, numa altura em que conversava com Tiago Cadete, preparador físico da equipa.

O Jogo revela que Quintana "daria sinais de vida" já no Hospital de São João, passados "45 minutos" depois de ter entrado em paragem cardiorrespiratória.

"O coração já está estável, mas uma TAC detetou um edema cerebral, gerado pela longa paragem cardíaca. O organismo deverá absorver o edema e só depois se poderá determinar se existem mazelas cerebrais", revela o O Jogo, a quem falou Augusto Roxo, médico da Seleção Nacional de andebol, confiando que Quintana fará a 'defesa mais importante' da sua vida.

"É um atleta com valores ótimos nas suas prestações físicas", assegurou Augusto Roxo, confiando e acreditando que Alfredo Quintana acabará por voltar a ter uma vida normal, coisa que nesta altura ainda é uma incógnita.