Portugal
Processos disciplinares para Conceição, Pepe e Francisco J. Marques
2021-02-12 16:40:00
Queixa do Conselho de Arbitragem e da APAF na origem destes processos

O FC Porto, Sérgio Conceição, Pepe e Francisco J. Marques estão na mira do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol que, nesta sexta-feira, revelou que foram instaurados processos disciplinares a estes intervenientes.

Na base do processo agora levantado contra os dragões estão as declarações dos três elementos após o duelo frente à Belenenses SAD, que terminou sem golos, no Estádio do Jamor.

A FPF justifica a abertura do processo disciplinar na sequência das "queixas quer do Conselho de Arbitragem quer da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol".

O processo foi agora enviado à Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que irá apreciar o relatório enviado pela FPF.

Na entrevista rápida, após o jogo contra a Belenenses SAD, o treinador do FC Porto – que faltou à conferência de imprensa – questionou a nomeação de um árbitro que "está sob uma polémica inacreditável", por ter mostrado o cartão amarelo que podia afastar João Palhinha, do Sporting, do dérbi com o Benfica, e posteriormente assumido esse erro.

"Fomos enganados, fomos roubados aqui!", disparou Sérgio Conceição, após o empate sem golos no jogo da 17.ª jornada do campeonato português.

Na ocasião, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, em comunicado, criticou o comportamento e as palavras de Sérgio Conceição.

Também Pepe criticou a arbitragem, tal como Francisco J. Marques, diretor de comunicação do emblema da Invicta.

Nos últimos dias, outras vozes azuis e brancas têm criticado as arbitragens. Para o ex-treinador do FC Porto António Oliveira, é preciso que alguma coisa seja feita perante a atual situação que se vive no futebol nacional.

"Os erros são permanentes, e eu tenho denunciado, que a arbitragem é tolhida por não ter independência. Ponto. Assim como o VAR é um instrumento discricionário". António Oliveira disse ainda que "qualquer dia há mortes se não meterem a mão nisto" e por isso desafia a que se tomem medidas.

O FC Porto está em segundo lugar no campeonato, a oito pontos de distância do Sporting, que é líder da classificação, tendo alargado margens na última jornada ao vencer em Barcelos e aproveitando o empate entre SC Braga e FC Porto.