Portugal
"Permita-me discordar do Marega", diz secretário de Estado do desporto
2020-08-12 15:25:00
Governante reage às críticas do avançado relativas ao caso de racismo em Guimarães

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, disse que não concorda com Moussa Marega quando o avançado do FC Porto diz que com "slogans e t-shirts não vão mudar as coisas", em relação à luta contra o racismo.

"Permita-me discordar com o Marega", referiu João Paulo Rebelo, admitindo que utilizar t-shirts com slogans "não resolve tudo mas ajuda muito" no combate ao racismo.

Em entrevista ao Observador, o governante salienta ainda que a luta neste capítulo vai continuar e não se mostra preocupado com o facto de ainda não serem conhecidas decisões dos inquéritos abertos na altura.

"Temos que continuar a fazer muita sensibilização e isso acaba por trazer muitos resultados. Para ser uma boa justiça nunca pode haver resultados imediatos".

João Paulo Rebelo aproveita ainda para lembrar Marega que, na altura, "a reação foi de uma enorme solidariedade com o jogador e de repúdio para estas situações".

No duelo da última época do FC Porto em Guimarães, recorde-se, o avançado recusou permanecer em campo, ao minuto 71 do jogo, após ter sido alvo de cânticos racistas por parte dos adeptos da formação vimaranense, numa altura em que os dragões venciam por 2-1, resultado com que terminou o encontro.

Na altura, recorde-se, o Ministério Público instaurou um inquérito na sequência deste incidente, que mereceu também a condenação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa, entre outros.