Grande Futebol
Paulo Fonseca iguala recorde de Spalletti
2020-08-02 22:10:00
Roma fecha Serie A em alta com vitória inédita no novo estádio da Juventus

A Roma, orientada pelo português Paulo Fonseca, concluiu a Serie A de 2019/20 no quinto lugar, que garante o apuramento direto para a Liga Europa.

Foi um fim de temporada muito positivo para o clube da capital, que alcançou uma série de sete vitórias e um empate nos últimos oito jogos, incluindo um triunfo sobre a Juventus, campeã de Itália, na última jornada, por 3-1.

A vitória de ontem foi a primeira da história da Roma no novo estádio da Juventus, desde que este foi inaugurado em setembro de 2011.

No fim do jogo, Paulo Fonseca realçou a ambição demonstrada em campo pela sua equipa apesar do quinto lugar já estar garantido desde a penúltima jornada.

“Peço aos meus jogadores que demonstrem sempre ambição. Um jogador da Roma deve jogar para ganhar, não interessa que jogo é. Hoje a equipa demonstrou ambição e vontade de vencer, as duas equipas mudaram muito a pensar nos encontros da Europa, mas mesmo assim fizemos um belo jogo. Vencer em casa da Juventus é sempre importante, agora vamos pensar na Liga Europa”, admitiu o treinador português, no fim do encontro em Turim.

A Roma conclui o campeonato com 21 vitórias, mais três do que na época passada e 70 pontos, mais quatro do que na época anterior e com 77 golos marcados, mais 11 do que na edição passada da Serie A. A Roma marcou mais um golo do que a equipa de Sarri e terminou como a quarta força goleadora da Serie A, atrás de Inter, Atalanta e Lazio, mas com mais golos do que Juventus, Nápoles e Milan.

A Roma terminou também como a equipa italiana, a par do Inter, com maior número de marcadores de golos. No total, foram 18 os homens de Paulo Fonseca que balançaram as redes durante o campeonato.

Com esta última série de oito resultados úteis consecutivos, a Roma igualou o recorde da equipa de Spalletti de 2016, marcando pelo menos dois golos por jogo numa série de oito jogos.

Dzeko e Zaniolo também terminaram o campeonato em grande forma. O avançado marcou 16 golos nesta edição da Serie A contra 9 da edição 18/19. Zaniolo, apesar da lesão que o teve seis meses fora dos relvados, terminou com 8 golos no campeonato mais dois do que na época passada.