Portugal
"Insuportável" e "inenarrável" o que se está a passar na Benfica TV, diz Bagão
2020-10-13 10:55:00
"Não se coibiram de fazer indiretamente campanha pelo candidato que lhes vem pagando avenças e honorários"

António Bagão Félix, conhecido associado do Benfica e antigo membro dos órgãos sociais do clube da Luz, não compreende como é que a Benfica TV não faz a cobertura das eleições.

Num texto divulgado pela candidatura de Noronha Lopes, Bagão Félix, que assume a sua preferência nestas eleições, lamenta que a Benfica TV não informe os benfiquistas sobre o ato eleitoral.

"Pode parecer um pormenor, mas, enquanto sócio e pagante da BTV, acho insuportável a sua ausência na cobertura das eleições. Como acho que o atual presidente deveria dar-se ao debate de ideias, em vez de monólogos em canais externos", lamenta Bagão Félix, dizendo que "chegou-se ao inenarrável ponto de só vermos a apresentação de candidaturas em outros canais, enquanto a BTV, à mesma hora, reproduz um qualquer joguinho de infantis numa qualquer modalidade".

Para Bagão Félix, esta situação assume contornos ainda mais delicados por se tratar do "mais importante ato estatutário" do clube que está a passar ao lado deste órgão de comunicação do Benfica.

"O interesse superior do clube mandaria que o seu canal desse a conhecer, em condições de igualdade, os propósitos dos protagonistas do mais importante acto estatutário", refere Bagão Félix, destacando ainda que Luís Filipe Vieira, como presidente, continua a aparecer no canal do clube mesmo em vésperas de eleições.

"Lamentável é, ainda, que, embora não havendo cobertura eleitoral, tenha havido uns (felizmente poucos) comentadores residentes que não se coibiram de fazer indiretamente campanha pelo candidato que lhes vem pagando as avenças e os honorários", criticou Bagão Félix.

O ex-dirigente dos órgãos sociais do Benfica comenta o ato eleitoral fazendo-o apenas em relação a Luís Filipe Vieira e Noronha Lopes, admitindo que são os únicos que estão em condições de lutarem pela vitória.

"Não desconsidero a candidatura de Rui Gomes da Silva, mas reside naqueles [Luís Filipe Vieira e Noronha Lopes] a derradeira triagem que fiz", explicou Bagão Félix, admitindo que embora vá votar em Noronha Lopes não esqueça o que Vieira tem feito ao serviço do emblema encarnado.

Por isso, Bagão Félix diz estar "muitíssimo grato" a Luís Filipe Vieira pelo que tem feito enquanto membro da cúpula diretiva do Benfica mas não esquecendo as 'sombras' judiciais que pairam sobre o atual presidente.

"Não nego que também tenho presente os danos reputacionais com que o meu clube se tem deparado por situações do foro judicial, ainda que não fazendo qualquer juízo sobre a sua justiça ou injustiça", deixou claro Bagão Félix.

O conhecido associado encarnado realça ainda que espera que Luís Filipe Vieira acabe por sair dos processos judiciais com o nome 'limpo' e, com ele, o do Benfica.

"Espero, com sinceridade e amizade, que o atual presidente saia incólume das pendências (bem como o clube)", vaticinou Bagão Félix que não tem problemas em admitir que gostou do recente discurso de Luís Filipe Vieira quando apresentou a lista, lamentando, contudo, que o atual presidente nem sempre tenha tido essa visão.

"Vieira foi o que, algumas vezes, não conseguiu ser nestes quase vinte anos, em que se deixou seduzir por uma certa soberba para dentro e para fora, em que teve dificuldades em assumir erros que fazem parte da vida de qualquer decisor por mais competente que seja, e em que, por vezes, o seu entusiasmo se perdeu em ziguezagues inconsequentes, caprichos e utopias irrealistas."

As eleições no Benfica estão agendadas para 30 de outubro e Vieira terá vários opositores pela primeira vez desde que assumiu os destinos do emblema lisboeta.