Manuel Ugarte é por esta altura uma das unidades imprescindíveis nas apostas de Rúben Amorim e as exibições do jovem internacional pelo Uruguai não passam ao lado da atenção de alguns emblemas europeus mais endinheirados que estão a pensar em avançar com uma proposta de aquisição do passe do centrocampista na próxima janela de transferências.
O clube de Alvalade não detém a totalidade do passe de Manuel Ugarte, pelo que o jogador nunca representará um encaixe financeiro em cheio para a SAD leonina e Augusto Inácio, antigo diretor e treinador do Sporting, lamenta que a SAD liderada por Frederico Varandas não tenha conseguido ter uma percentagem maior do passe do médio.
"O Sporting, segundo o que eu sei, comprou 50 por cento do passe do Ugarte ao Famalicão. Depois, não sei se já comprou mais 10 por cento e anda a comprar aos 10 por cento. E é isto que me admira no Sporting. O Sporting tem sido uma barriga de aluguer neste caso para o Famalicão, porque ele está a fazer-se jogador no Sporting, ser conhecido a nível internacional e depois o Famalicão vai tirar partido da venda ou possível venda do Ugarte", criticou Augusto Inácio.
O antigo técnico campeão em Alvalade, e que até há poucos anos desempenhava funções na estrutura do futebol verde e branco, diz que já na época passada se percebeu que Ugarte era um jogador com talento e capacidade para atrair investidores.
"Outra coisa que eu não entendo é que no ano passado já se sabia o que o Ugarte valia. O Ugarte já tinha feito uma boa época no ano passado", disse Augusto Inácio sobre o jogador que, na época passada, realizou 31 jogos oficiais de leão ao peito.
"É preciso estar à espera deste ano para renovar o contrato? Este ano?"
E por isso, Inácio não entende o porquê de o Sporting não ter sido mais rápido a aumentar a percentagem que tem no passe de Manuel Ugarte.
"É preciso estar à espera deste ano para renovar o contrato? Este ano? No ano passado já se sabia que ele era um grande jogador. Ou o Sporting não sabia que ele era um grande jogador?", perguntou Inácio.
Em declarações no canal A Bola TV, o ex-treinador e dirigente verde e branco lamenta que tenham deixado "engordar a minhoca" e agora possa ser tarde para potenciar lucros.
"Na minha opinião, acho que o Sporting já deveria ter comprado mais percentagem do passe do Ugarte há muito mais tempo, não agora. E deveria tentar aumentar a cláusula dele não este ano mas no ano passado. Ele já tinha provado que era bom jogador", insistiu Inácio.
"Eu fico naquela de antes de as coisas acontecerem temos de antecipar e não foi isso que aconteceu", concluiu em jeito de reparo à gestão de Frederico Varandas no caso de Manuel Ugarte.
O internacional pelo Uruguai Manuel Ugarte foi contratado pelo Sporting ao Famalicão na época 2021/22, depois de uma época nos famalicenses.