Prolongamento
"O Sporting foi enganado"
2022-06-30 09:45:00
"Nos órgãos que comandam futebol português decisões não são favoráveis às propostas do Sporting", diz Manuel Fernandes

O Sporting tem 19 títulos de campeão nacional conquistados, isto depois de a Assembleia Geral Extraordinária da Federação Portuguesa de Futebol, a respeito da história dos campeões nacionais, não ter mexido na contagem dos troféus como era desejo do Sporting, que reclama ter já 23 títulos. A nível oficial, o organismo federativo reconhece apenas 19 títulos e Manuel Fernandes, figura destacada na história verde e branca, lamenta que os delegados da Federação Portuguesa de Futebol não tenham dado 'luz verde' e nenhum dos três pareceres que foram a votação.

"Não é surpresa para mim. Naturalmente que isto ia dar nisto. Eu acho que as pessoas sabem que os campeonatos nacionais hoje são de uma forma, mas no futebol desde 1921 até 1938 naturalmente que os campeonatos tinham outra forma de serem realizados, não tinham as condições que hoje existem. Havia menos clubes e campeonatos a eliminar. Todos os clubes beneficiavam com isto", comentou Manuel Fernandes.

O antigo avançado internacional português diz que "isto ficou sem resolução agora e há pessoas que não estão interessadas que exista uma nova assembleia" para debater a temática dos títulos de campeão nacional já conquistados.

A este propósito, Manuel Fernandes destaca que o facto de ter sido o Sporting a levantar a "lebre" acabou por ter importância na votação final dos documentos.

"Foi o Sporting a levantar a lebre e normalmente nos grandes órgãos que comandam o futebol português as decisões não são favoráveis às propostas do Sporting", disse Manuel Fernandes, que falava em declarações na Sporting TV.

Em todo o caso, apesar da derrota que o Sporting acabou por sofrer na Assembleia Geral Extraordinária na Federação Portuguesa de Futebol, Manuel Fernandes desafia a direção de Frederico Varandas a não desistir neste tema que Bruno de Carvalho tornou mediático no seu mandato.

"O Sporting tem que lutar e insistir porque a verdade tem de vir ao de cima", desafiou o antigo jogador do clube de Alvalade, insistindo que já sabia de forma antecipada que os delegados na Federação Portuguesa de Futebol não iriam deixar passar com sucesso para o Sporting a votação.

"Não percebo as votações que são um pouco complexas. Sabia que isto não iria passar porque era o Sporting a propor", salientou Manuel Fernandes, realçando que "o Sporting quer que a verdade venha ao de cima".

"Há campeonatos que foram ganhos independentemente da forma como foram", disse Manuel Fernandes, aproveitando ainda para destacar que o Sporting poderia ter já 24 campeonatos nacionais conquistados se os da década de 30 fossem reconhecidos e se na época 2021/22 o clube de Alvalade "não fosse enganado" nos jogos com o FC Porto.

"O Sporting não ganhou o campeonato porque nos dois jogos com o FC Porto - toda a gente viu e ninguém teve a coragem de dizer, toda a gente sabe que é verdade - o Sporting foi enganado porque o Sporting merecia ganhar esses dois jogos se houvesse verdade no jogo", concluiu Manuel Fernandes.