Portugal
"O Sérgio Conceição é isto e é isto que tem feito dele o treinador que é"
2020-08-03 12:20:00
Isidoro Sousa lançou Conceição como técnico principal e revela alguns segredos do sucesso

Da apresentação na garagem do Estádio do Dragão à invenção da roda portista, Sérgio Conceição é hoje uma das figuras do FC Porto e do futebol nacional. Pelo que é, pelo que foi, pelo que conquistou e pelo que ainda quer e sonha conquistar. 

Sérgio Conceição ascendeu ao patamar de ídolo entre as gentes portistas, que olham para ele como o obreiro dos mais recentes troféus que repousam agora no museu do FC Porto (campeonato e Taça de Portugal).

Hoje é fácil destacar Sérgio Conceição, ele que já foi contestado e experienciou aquilo que, por regra, quase todos os treinadores acabam por sentir - a pressão da vitória e a contestação.

Mas lá atrás no tempo, Isidoro Sousa foi o homem que, primeiramente, lhe antecipou sucesso e lhe abriu as portas para uma carreira como treinador principal. Hoje, conta ao Bancada, que está feliz da vida por ver o amigo alcançar todas as vitórias que lhe vaticinou.

"Já o conhecia como jogador e tinha informação dele enquanto adjunto na Bélgica. Mas tinha confiança de que poderia ter sucesso como treinador principal como veio a ter. Eu disse-o logo que ele teria uma carreira brilhante como se está a ver. Previ logo, previ. Era uma certeza que eu tinha porque se percebia a qualidade do seu trabalho diariamente", começou por explicar Isidoro Sousa.

Nascido em Ribeira de Frades, aldeia do concelho de Coimbra, Conceição começou em Olhão a carreira de treinador principal.

Corria a época 2011/12 quando Isidoro Sousa decidiu entregar os destinos do clube algarvio a Sérgio Conceição, que começava aí uma carreira que tem sido recheada de sucessos.

Saído de raízes humildes e onde muitas vezes o dinheiro faltava, Conceição aprendeu desde cedo a dar valor ao que ia conquistando e essa é uma das "qualidades" do treinador do FC Porto, na leitura que faz Isidoro Sousa.

"Tem um espírito vencedor. Já chegou onde chegou e acredito que pode ir muito mais longe", vaticina nestes que são dias de sucesso para Sérgio Conceição, elevado à categoria de ídolo entre os portistas.

Isidoro Sousa realça ainda que a forma de estar de Conceição no futebol acaba por gerar triunfos às equipas por onde passa.

"O Sérgio Conceição consegue ter todos os jogadores na mão. Os titulares, os suplentes e os que não são convocados e isso é fundamental para um grupo de trabalho. Eles 'morrem' no campo pelo Conceição. Esse é um dos grandes truques."

Agora que chega ao fim uma época longa e dura para todas as equipas, o FC Porto assumiu que se tratou de uma temporada de "ouro" regada com "champanhe".

E muitos olham para Conceição como o obreiro das conquistas, sobretudo após uma declaração marcante numa altura complicada para os dragões quando, em janeiro, perderam a final da Taça da Liga, e eram muitas as dúvidas e interrogações.

A declaração foi arriscada, pouco comum e entendida como demasiado direta e fronta num futebol onde cada vez mais cada palavra é controlada e o seu impacto avaliado.

"É preciso responsabilidade colectiva, a começar por mim. É difícil trabalhar em determinadas condições: primeiro ano sem dinheiro e sem reforços; no segundo ano, falta de verdade desportiva e este ano sem união dentro do clube. O meu lugar está à disposição do presidente", disse Conceição, na altura, numa declaração que é encarada como um momento de viragem no FC Porto.

Sérgio Conceição arriscou e acabou por vencer e, nestas declarações ao Bancada, Isidoro Sousa entende que a frontalidade de Conceição ditou o sucesso em tons de azul e branco.

"Sem dúvida, sem dúvida. Essa declaração... toda a gente percebeu o que ele quis dizer e o que pretendia. Veio dar uma virada até na sua carreira."

Convidado a revalar como é Sérgio Conceição no balneário e no trato com os jogadores, o homem que lançou o técnico explica que o timoneiro portista tem "sempre" os jogadores consigo.

"O Sérgio é divertido por natureza e muito exigente. Com ele o jogador não pode dar 100 por cento mas, sim, 200 por cento. Quando perde o Sérgio é difícil [risos] ele fica completamente doente. Ele tem o coração perto da boca e diz coisas que mais tarde se arrepende e admite que não devia ter dito mas o Sérgio Conceição é isto e é isto que tem feito dele o treinador que é."

Realçando que fala frequentemente com Sérgio Conceição e admitindo que até o faz mais quando as coisas não correm tão bem, Isidoro Sousa deixa uma mensagem pública ao técnico que lançou em Olhão e agora é uma das figuras do futebol nacional.

"Para os olhanenses é um orgulho ver um treinador que começou aqui alcançar todos estes êxitos. Manifesto sempre o meu sentimento de reconhecimento profundo não só pelo que o Sérgio fez no clube mas pelo que está a fazer no futebol nacional."