Portugal
"O João Neves faz lembrar o João Moutinho em tudo"
2023-03-29 09:50:00
"Parece que é tudo com régua e esquadro e isso é uma certeza tremenda para um treinador", avalia ex-jogador Sousa

João Neves tem vindo a ser lançado por Roger Schmidt e vai conquistando o seu espaço na equipa principal do Benfica e há quem anteveja uma carreira de sucesso para o jovem do Algarve que é já comparado a outro médio natural do Algarve que brilhou no futebol português.

"O que ele conseguiu foi nada ainda", avisou o ex-futebolista José Sousa, vendo em João Neves alguém com "talento" e parecido com João Moutinho "em tudo". "Faz lembrar o João Moutinho em tudo. Camisolinha dentro dos calções, a forma como joga, o que joga, a forma dinâmica como faz. Se me perguntarem se vai ter futuro, acredito que seja um jogador que tenha grande potencial", vaticina Sousa, realçando que Roger Schmidt está a gerir João Neves.

"Agora é não deslumbrar"

"A espaços vai entrando na equipa e agora é não deslumbrar. Eu sei que já se estreou no campeonato, já se estreou também na Liga dos Campeões e é um patamar muito acima. Mas acho que hoje em dia os jogadores têm muito mais a noção do que conseguiram ou não conseguiram", salientou Sousa, voltando a falar sobre João Moutinho na comparação que faz de João Neves.

"O João Moutinho joga que se farta e isso é que eu gosto de ver", comentou, observando que João Neves tem "capacidade de pegar na bola, tocar, jogar, assumir a qualidade que tem no passe e na receção, parece que é tudo com régua e esquadro e isso é uma certeza tremenda para um treinador".

Por outro lado, em declarações na Sport TV, Sousa salientou que João Neves "não perde bola, arrisca e dá dinâmica à equipa e é o que este menino dá".

"Schmidt acredita e confia no jogador"

"Portanto, está no caminho certo e é continuar", indica o ex-jogador de futebol, acreditando que João Neves continuará a ser aposta de Roger Schmidt.

"Agora depende de muita coisa. Lesões, felicidade, o treinador acreditar e confiar no jogador, dar-lhe a oportunidade, agarrar e partir a loiça toda e assumir a titularidade. Depende de uma série de questões. Portanto, talento tem e o facto de estar a ser aposta é porque o próprio Roger Schmidt acredita e confia no jogador", observou Sousa, prevendo que, em pouco tempo, João Neves seja titular na Luz.

"É uma questão de tempo. Não tem de ser titular já este ano. Este ano vai cimentando e para o ano logo se vê se será titular indiscutível do Benfica", destacou Sousa, fazendo notar que o meio-campo do Benfica tem várias unidades a apresentar rendimento.

"Sai Enzo e entra Chiquinho que é titular de caras, quando não é Chiquinho estamos a falar de Aursnes a jogar também", observou José Sousa.