Prolongamento
"O FC Porto não se assusta com as pré-épocas"
2022-08-05 09:30:00
"Não é bem o perfil do FC Porto fazer grandes capas com as transferências", diz ex-jogador de futebol Pedro Henriques

A pré-época terminou e arranca agora a competição interna a doer. O campeonato é tido como o principal objetivo que Benfica, FC Porto e Sporting pretendem vencer todos os anos. Ao contrário dos rivais, os campeões nacionais estiveram menos ativos na janela de transferências que, como se sabe, ainda está aberta até ao final do mês.

Se na Luz e em Alvalade viveram-se tempos de frequentes movimentações, no Dragão ocorreram já saídas e algumas entradas, com foco na prata doméstica, ou seja, reforços do campeonato nacional, com destaque para David Carmo, ex-SC Braga, e André Franco, antigo jogador do Estoril-Praia.

Sérgio Conceição perdeu algumas referências do onze titular como Vitinha e Mbemba, e até Fábio Vieira, que era presença frequente entre as opções do treinador, mas os adeptos esperam que o técnico seja capaz, como nos últimos anos, de guiar o 'barco a bom porto'.

Pedro Henriques, antigo jogador de futebol, sustenta que os azuis e brancos seguem na filosofia que tem marcado os últimos anos e não vê um FC Porto fragilizado apesar das saídas.

Embora concordando que "o FC Porto perdeu jogadores importantes", o antigo futebolista sustenta que "já se começa a ver que as perdas que a equipa teve, se calhar, não se vão notar muito ou não se vão notar nada".

"Vejo o FC Porto bem forte. O FC Porto não se assusta com as pré-épocas. Normalmente, o Benfica é uma equipa que movimenta muito de massas e da comunicação social. Há sempre esta euforia quase todas as épocas. No Benfica mais", refere Pedro Henriques, que falava no canal de televisão Sport TV.

Por conseguinte, Pedro Henriques diz que o "FC Porto sempre foi o clube ao longo de vários anos e décadas foi mais soft". "Não é bem o perfil do FC Porto fazer grandes capas com as transferências", indica o antigo jogador de futebol.

Em relação às perdas sucessivas de jogadores importantes que os dragões têm sofrido, Pedro Henriques faz notar que "o importante é que o barco vai navegando e vai ganhando títulos mais do que os adversários".

E num olhar aos rivais dos portistas, Pedro Henriques nota que "o Benfica mudou completamente, mas tinha mesmo que mudar". "Não é difícil mudar para melhor porque foi muito mau nos dois últimos anos."

O ex-futebolista admite mesmo que, a seu ver, "o Benfica na época passada nem sequer lutou pelo título", ficando cedo fora da disputa pela conquista do campeonato.

Já quanto ao Sporting, apesar da carreira interna onde somou muitos pontos, Pedro Henriques diz que a turma orientada por Rúben Amorim apanhou pela frente um FC Porto completo.

"O Sporting fez muitos pontos, mas fez mais ou menos aquilo que tinha feito quando foi campeão. Só que apanhou um FC Porto muito mais forte", concluiu.