Portugal
"O Benfica já não tem Taças da Cerveja. Agora passou a ser a Taça da Liga"
2023-02-01 11:55:00
"Taça Lucílio Baptista? Agora deixou de ser. Pronto. Já todos ganharam", diz ex-capitão encarnado

A edição desta temporada terminou com a vitória do FC Porto e, assim sendo, já todos os denominados três grandes conquistaram a mais jovem competição do futebol nacional. O Benfica foi o primeiro, seguiu-se o Sporting, passados alguns anos, e agora os azuis e brancos numa prova que teve como primeiro vencedor o Vitória de Setúbal e clubes como o Moreirense e o SC Braga também já a venceram.

Chegados a 2023, a competição continua no calendário com uma denominação diferente do que aquela que já teve em anos anteriores, seguindo sempre uma lógica de ter o nome do seu principal patrocinador. Mas isso é a nível oficial, uma vez que nas conversas entre adeptos ou comentadores, a Taça da Liga gerou sempre polémica, sendo até apelidada, por exemplo, de Taça da Cerveja, em alusão ao primeiro patrocinador.

Para Diamantino Miranda, agora que Sporting e FC Porto já têm a taça nos seus museus a prova mudou de nome na forma como é encarada pelos rivais das águias.

"Agora já deixa de ser a Taça da Cerveja. Agora passou a ser a Taça da Liga", disse o antigo capitão encarnado, que não vê a prova ser mais a chamada por outros nomes ou ter outras designações.

"Taça Lucílio Baptista? Agora deixou de ser. Pronto. Já todos ganharam. Até que enfim", referiu o antigo internacional português Diamantino Miranda, que brilhou nas décadas de 80 e 90 de águia ao peito vestido.

Em declarações num programa de desporto da CMTV, Diamantino Miranda disse, pois, que o Benfica pode mencionar a partir de agora que tem "sete taças da liga."

"O Benfica deixou de ter sete Taças da Cerveja e agora tem sete Taças da Liga", indicou o ex-futebolista Diamantino Miranda, não escondendo que esta não passa de "uma brincadeira" feita.

O FC Porto derrotou o Sporting, no passado sábado, em jogo da final da prova, realizada no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, num duelo que tem dado muito que falar nos últimos dias, sobretudo com a indignação verde e branca face à arbitragem de João Pinheiro, árbitro da Associação de Futebol de Braga.

Desde Alvalade tem sido muito o coro de indignação e este "estardalhaço" já obteve resposta proveniente do FC Porto que, por via do porta-voz Francisco J. Marques, lamentou o discurso verde e branco que visa "disfarçar a própria incompetência que advém dos três campeonatos conquistados em 40 anos."