Prolongamento
"Ninguém foi tão nocivo para o Benfica como Vieira ao longo da nossa história"
2022-01-25 10:05:00
"Benfica vai mudar de treinador, de jogadores e não vai sair disto", lamenta Adão e Silva

Clube centenário e com profunda e larga tradição, o Benfica enfrenta um período de reflexão, incertezas e instabilidade com os adeptos desagradados com os resultados desportivos no futebol mas também nas modalidades, isto na mesma altura em que o nome do clube se viu envolvido em processos judiciais com consequências e conclusões ainda por retirar enquanto os casos não chegam ao fim.

Perante a atual situação e o momento, é com incerteza e dúvidas que os benfiquistas acompanham a realidade do seu clube enquanto tentam encontrar justificações e explicações para aqui terem chegado. Um deles é Pedro Adão e Silva, antigo candidato a vice-presidente na lista de João Noronha Lopes, um dos rostos mais mediáticos na oposição que era feita no tempo de Luís Filipe Vieira.

Para o conhecido adepto encarnado, o momento do Benfica é uma "tristeza" e este teme que nem as alterações, por exemplo, no plantel de futebol possam resultar em mudanças significativas, pois este vê que a questão é mais profunda.

"É uma tristeza, é uma coisa inexplicável. O Benfica vai mudar de treinador, de jogadores e não vai sair disto porque os motivos profundos para tudo o que se passa são de outra natureza", indicou Pedro Adão e Silva, realçando, em comentário na Sport TV, que ao nível do plantel principal há muita coisa que carece de explicação também.

"O Benfica voltou a investir muito e dos jogadores que contratou o único que conta efetivamente é o João Mário. O que é que se passa? O Benfica compra caro em alguns casos", lamentou Adão e Silva, referindo por exemplo o caso das trocas de protagonistas na frente de ataque.

"Troca o Carlos Vinícius pelo Yaremchuk e o que ganhou o Benfica com isso?", interroga Pedro Adão e Silva, lembrando também a contratação de Meïté para o meio-campo. 

"O Benfica foi buscar o Meïté e não conta simplesmente", criticou, apontando ainda a outros jogadores que chegaram à Luz nesta temporada. "O Benfica faz um empréstimo caro, o Radonjić deve ter um salário elevado e está sempre lesionado. Há qualquer coisa de estranho".

Por conseguinte, Pedro Adão e Silva diz que os adeptos gostariam de ter explicações sobre a política de contratações. "Quem é que definiu estas contratações? Foram feitas como?".

Por outro lado, além disso, o conhecido adepto das águias diz nada ter contra Yaremchuk mas lamenta que o Benfica tenha investido uma verba no ucraniano quando tinha outras opções em casa.

"Não tenho nada contra o Yaremchuk mas não vi nada que não tenha visto melhor no Vinícius. Qual foi o motivo da troca?", questionou sobre o ucraniano que chegou ao Benfica e o brasileiro que rumou por empréstimo para o PSV.

Perante o atual momento e as incertezas no Benfica, Pedro Adão e Silva não tem dúvidas de que o clube precisa de virar a página e colocar gente diferente dentro da vida do Benfica. E por isso não tem reservas em atirar que nenhuma outra figura foi tão "nociva" para o Benfica como Luís Filipe Vieira.

"Há muito que não tenho dúvidas que, ao longo da nossa história, nunca ninguém com responsabilidades foi tão nocivo para o clube como o anterior presidente", escreveu Pedro Adão e Silva, desta feita, em artigo de opinião que assina no jornal Record.

O antigo presidente encarnado Luís Filipe Vieira, recorde-se, renunciou ao cargo na sequência da detenção no âmbito do processo Cartão Vermelho, precipitando a sua saída anos antes do fim do mandato para o qual tinha sido eleito. O ex-presidente acabou por ser rendido por Rui Costa que era um dos seus vice-presidentes.