Portugal
"Não precisamos de investimento para competir com o Benfica"
2023-06-06 11:45:00
"Veja-se o contrato de venda dos direitos televisivos feito com a NOS pela direção da qual fiz parte", diz Mascarenhas

O Sporting tem enfrentado problemas financeiros e isso tem tido reflexo no plantel principal da equipa verde e branca que, nos últimos anos, tem vindo a perder alguns dos seus jogadores em destaque como Nuno Mendes, Matheus Nunes e João Palhinha, sendo que do atual elenco outros devem seguir pela porta de saída, para que possa entrar dinheiro para os cofres leoninos.

Em Inglaterra, a imprensa britânica deu conta de que o Chelsea estaria interessado em comprar capital da SAD leonina mas esse é um cenário que Bruno Mascarenhas, antigo membro da Direção do Sporting, nem quer ouvir falar, dado que não pretende ver o Sporting como clube "satélite" de outro emblema.

"Mesmo admitindo que a participação do parceiro acionista [Todd Boehly, dono do Chelsea] fosse minoritária, não sou adepto que o Sporting possa ser satélite de qualquer outro clube. Mal por mal, preferia que fosse um investidor que tivesse a SAD como o seu clube estruturante", justificou Bruno Mascarenhas, em declarações ao portal Leonino.

O antigo dirigente do Sporting realça ainda que a entrada de um investidor de um clube na compra de parte minoritária da sociedade desportiva do SAD não resolveria os problemas de tesouraria do Sporting. 

Porém, no que toca à competitividade do plantel principal, Bruno Mascarenhas até tem uma ideia concreta sobre aquilo que deveria ser feito e dá como exemplo aquilo que o Sporting conseguiu em termos de negociações de direitos de transmissão televisiva.

"Um Sporting forte, numa espiral ascendente, com um marketing relacional eficaz pode competir com as receitas do Benfica. Veja-se o contrato de venda dos direitos televisivos feito com a NOS pela direção da qual fiz parte em 2015", referiu o ex-dirigente.

Mascarenhas sustentou que a perceção da marca Sporting, nessa altura, "era de grande futuro e valorização que o mercado lhe dava" e por isso "suplantou a dos rivais".

E Bruno Mascarenhas tem ainda uma certeza. "Não precisamos de investimento para competir com o Benfica", assinalou o antigo dirigente do Sporting, esperando que o atual elenco diretivo dos leões, presidido por Frederico Varandas, tenha novidades para os associados em breve no que toca ao investimento do plantel para atacar a nova temporada.

Em 2022/2023, recorde-se, o Sporting terminou em quarto lugar no campeonato, atrás de Benfica, FC Porto e SC Braga, não tendo conseguido conquistar qualquer troféu e nem o apuramento para a Liga dos Campeões, ficando sem essa significativa fonte de receitas.